Para celebrar os 50 anos do Hip Hop, a Prefeitura de Maringá preparou programação especial para valorização do movimento artístico. A Semana do Hip Hop, organizada pelas secretarias de Cultura e Juventude, Cidadania e Migrantes, vai levar oficinas e bate-papos sobre a história da expressão artística para escolas durante a semana. No sábado, 11, e domingo, 12, quando é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop, a Vila Olímpica será palco de atrações culturais, dança e música.
A programação da Semana do Hip Hop começa nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, com ações em colégios. A Prefeitura vai promover palestras para os adolescentes sobre o movimento cultural, que ganhou força nos anos de 1970 no Bronx, em Nova York. Também serão realizadas oficinas de dança, graffiti e apresentações. No sábado, 11, e domingo, 12, as atrações são abertas ao público na Vila Olímpica, com apresentações de artistas locais e nacionais.
A abertura oficial da Semana do Hip Hop será no sábado, às 17h. No dia, a programação segue até às 21h30, com apresentações de breakdance, ′Batalha da V.O′ e dos artistas Susy B.Ó e Puyol. No domingo, as atividades começam a partir das 16h e seguem até às 21h30. O show de encerramento será às 20h com o MC Marechal, considerado precursor do rap underground brasileiro (confira a programação completa abaixo).
- Saiba já: Com apoio da Prefeitura, Maringá sediará a Arena Sustentável e convida comunidade a conhecer boas práticas de ODS
- Saiba mais: Maringá realiza Seminário de Justiça Restaurativa nos dias 9 e 29; confira a programação
O prefeito Ulisses Maia destaca que a Semana do Hip Hop é uma política pública de valorização da cultura urbana e da expressão popular. “É importante trazermos aos palcos da nossa cidade todas as expressões artísticas e culturais. É nosso compromisso investir e fomentar todos os movimentos, além de promover a descentralização da cultura e a ocupação dos espaços públicos pela comunidade”, afirmou.
Confira a programação da Semana do Hip Hop de Maringá:
Quinta-feira, 9 de novembro
14h às 16h – Palestra sobre história do Hip Hop, oficinas de DJ, dança, graffiti e apresentações
Local: Colégio Estadual Dirce de Aguiar Maia, Rua Senador Accioly Filho, 197 – Vila Santa Izabel
Sexta-feira, 10 de novembro
9h às 11h30 – Palestra sobre história do Hip Hop, oficinas de DJ, dança, graffiti e apresentações
Local: Colégio Marista, Rua São Marcelino Champagnat, 130, Centro
Sábado, 11 de novembro
17h – Abertura Oficial;
17h30 às 18h30 – Super e Ação – Projeto Superação (breakdance);
18h30 às 19h30 – Batalha da V.O;
19h30 às 20h30 – A presidenta – Susy B.Ó. (artista urbano);
20h30 às 21h30 – Puyol (artista urbano).
Domingo, 12 de novembro
16h às 17h – Seven to Smoke – Boombox Na Rua (breakdance);
17h às 18h – Conexão – U.S.C -Urban Style Crew (breakdance);
18h às 19h – Dom Preto e Cliviagar ao vivo (artista urbano);
19h às 20h – DJ Don Nattus – Uma História Contada pelo Rap Brasileiro;
20h às 21h30 – MC Marechal.