A gestão municipal investe em diversas ações para garantir ambientes escolares seguros. Uma das iniciativas é a capacitação e treinamento para atuação em situações de emergência. Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Maringá realizou a simulação do plano de abandono escolar em todas as 117 unidades de ensino da rede municipal. O objetivo foi preparar a comunidade para atuar de modo seguro caso haja necessidade de saída emergencial.
O treinamento envolveu 40 mil alunos e cerca de 6 mil profissionais das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), no período da manhã e tarde. Prevista no calendário escolar, a ação foi realizada pela Secretaria de Educação e, pela primeira vez, contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana. Durante a simulação, os servidores designados pela direção escolar receberam funções específicas para conduzir os ocupantes a percorrem caminhos que evitassem locais considerados de maior risco até que chegassem ao ponto de encontro seguro.
- Saiba já: Prefeitura realiza passeio arquitetônico no centro de Maringá, saiba como participar
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que a direção das unidades escolares tinha previsão da data no calendário escolar e estava preparada para a ação, de acordo com a realidade de cada local. “A simulação é importante para que todos estejam preparados e saibam como agir em situações de incêndio ou outras emergências”, afirma. Ela lembra que cada escola e Cmei reúne uma equipe da Brigada Escolar, com servidores treinados para o combate de incêndio ou outras situações em que uma evacuação da unidade escolar seja necessária. As equipes também serão ampliadas e novos treinamentos serão realizados.
Ambiente seguro – As medidas de segurança adotadas de forma ágil e antecipada pela Prefeitura de Maringá nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas garantem a proteção dos alunos e profissionais da educação. Desde abril deste ano, as 117 unidades escolares da rede municipal contam com seguranças particulares treinados e que atuam durante todo o período de aula para reforço da segurança e garantia de ambientes seguros para o processo de ensino-aprendizagem.
- Saiba já: Prefeitura orienta pacientes sobre importância da atualização cadastral nas UBSs; veja quem deve atualizar
Além disso, o município consolidou outras medidas, desenvolvidas de forma integrada entre as secretarias de Educação e Segurança, para garantia de ambientes seguros nos Cmeis e escolas municipais.
Confira as medidas implantadas e em funcionamento na rede municipal:
– Manutenção de linha direta e exclusiva para as unidades entrarem em contato com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar;
– Capacitação de servidores sobre acionamento do botão do pânico, já instalado em toda a rede municipal;
– Rondas constantes nas unidades pela Guarda Civil Municipal;
– Parceria da Guarda Municipal com Polícia Militar para patrulhamento no entorno das escolas e Cmeis;
– Ampla rede de apoio especializada na Secretaria de Educação para atendimento das crianças;
– Instalação de interfones com câmeras de vídeo;
– Processo em andamento para compra de câmeras de segurança para as unidades.
GALERIA DE IMAGENS