Prefeitura inaugura ciclovia da Avenida Mário Clapier Urbinati neste sábado, 16

Nova ciclovia da Avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário.

Neste sábado, 16, Maringá ganha mais uma via destinada para ciclistas, com a inauguração da nova ciclovia da Avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário. A cerimônia será às 10h, na Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco, com diversas atividades gratuitas e prestação de serviços para a comunidade. Por meio da obra, que reforça os investimentos da gestão municipal em mobilidade urbana, Maringá chega a 45 km de ciclovias. 

A ciclovia da Avenida Mário Clapier Urbinati tem 750 metros de extensão e está localizada entre a Avenida Mandacaru e a Rua Cristal. Para a construção, o município investiu R$ 627 mil. A nova via conta com ligações com outras ciclovias existentes e chega até bairros distantes. A ciclovia criará a primeira ciclorrota da cidade – vias compartilhadas entre bicicletas e veículos motorizados com velocidade reduzida – ao se juntar com a ciclofaixa da Avenida Lauro Werneck.

  • Saiba já: Nova ponte entre Maringá e Sarandi tem ordem de serviço para construção assinada

“Investir na construção de ciclovias vai além de diversificar as opções de mobilidade urbana para a população. É uma forma de incentivar hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos, o que promove o bem-estar e qualidade de vida da comunidade ”, destaca o prefeito Ulisses Maia. Ele ainda lembra que as ciclovias incentivam a mobilidade ativa, o que atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“O trabalho da gestão a cada ano é consolidar Maringá como uma cidade que oferece diversas opções de mobilidade para a população”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. Ele lembra que as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional em cidades de porte semelhante, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). 

A locomoção para o trabalho é o principal motivo para o uso da bicicleta, com 37,2 mil deslocamentos, o que corresponde a 52% do total de deslocamentos. O levantamento do PlanMob mostra que o maringaense utiliza a bicicleta e as ciclovias para ir à escola ou faculdade (34%), compras e lazer (5%) e outras atividades (9%).

Saiba já: Escola de Gestão: Prefeitura promove treinamento para servidores

Atrações para a comunidade – Durante a inauguração, a Prefeitura de Maringá vai promover diversas atividades gratuitas na Praça, incluindo os projetos ′Moeda Verde′, para troca de recicláveis por hortifrutis, e ′Óleo Zero′, para troca de óleo de cozinha usado por sabão. Haverá distribuição de pipoca e algodão doce, feirinha de adoção de animais, atendimento móvel do Procon com orientações e registros de denúncias, pintura personalizada em crianças e orientações de trânsito, com entregas de jogos educativos. 

A comunidade também terá acesso a serviços de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia. As atrações incluem apresentação de skatistas e a presença da turma de ciclistas do projeto ′Esporte para Todos′.

Compartilhe este artigo