Já imaginou participar de um safári e conhecer a beleza natural e a vida selvagem do continente africano? Essa é a experiência dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maringá com o projeto ′Zoo África′. Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Maringá leva para os Cmeis uma carreta com laboratório móvel dentro de contêiner e que simulam a fauna africana. A experiência é uma dose de aventura, curiosidade e educação ambiental.
O projeto, que já percorreu diversas cidades brasileiras, reúne os animais mais exóticos e belos do mundo do continente africano. O acervo é composto por animais empalhados e que morreram de causas naturais. Em um verdadeiro safári, os alunos podem conhecer leão, zebra, elefante, girafa e outros, além da descoberta dos sons e hábitos de cada animal.
Safári com o projeto Zoo África
Em Maringá, o ′Zoo África′ vai percorrer até outubro todos os 64 Cmeis. As aulas são ministradas por biólogos e abordam conteúdos sobre fauna e educação ambiental adaptados ao ciclo escolar. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca que a iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em promover experiências práticas e vivências inovadoras aos alunos da rede municipal.
“Com esse projeto, as crianças têm contato direto com a fauna africana. Isso é importante para que os alunos se identifiquem como parte integrante do meio ambiente e desenvolvam a consciência ambiental e o compromisso com a preservação”, afirma. Ela lembra que a rede municipal de ensino é referência em educação ambiental e práticas sustentáveis, o que inclui projetos de hortas, pomar urbano e diversas atividades didáticas.
Saiba também:
Ratinho Junior libera R$ 20 milhões do Estado do Paraná para revitalização do Eixo Monumental de Maringá
- Nota Paraná paga prêmios de R$ 10 mil para moradores de quatro cidades, confira
- Concurso público para trabalhar em universidades: No Paraná, UEM, UEL e UENP estão com vagas abertas. Confira!
- Política Estadual de Economia Circular entra em pauta no Plenário da ALEP