Câmara de Maringá retoma atividades legislativas do segundo semestre de 2023

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Em discussão única, os vereadores aprovaram 18 requerimentos de informação destinados ao Executivo

Câmara retoma atividades legislativas — A sessão ordinária desta terça-feira, 1o de agosto, na Câmara de Maringá, marcou a retomada da atividade legislativa em plenário após o recesso regimental de quinze dias. Tradicionalmente, a ocasião foi prestigiada pelo prefeito Ulisses Maia e todo o seu secretariado.

Após o período de uso da tribuna pelos vereadores, foi iniciada, de fato, a discussão da pauta.

  • Prefeitura de Maringá inicia programação do ′Mês da Música′ e promove mais de 30 atrações gratuitas em agosto
  • Maringá realiza conferências públicas sobre revisão do Plano Diretor em 12 e 19 de agosto

Em segunda discussão, foi aprovado, por 14 votos, o projeto de lei 16.721/2023, de autoria do Poder Executivo, alterando a redação da lei 8.536/2009, que autoriza a Procuradoria-Geral do Município a não ajuizar ações ou execuções fiscais de débitos de pequeno valor, de natureza tributária e não tributária.

O benefício se restringe aos débitos tributários e não tributários iguais ou inferiores a R$ 2.000,00 (dois mil reais) para débitos imobiliários e a R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para débitos mobiliários e demais tipos previstos em lei.

  • Inscrições para o casamento comunitário terminam na próxima quarta, 9
  • Ulisses Maia visita Hospital Municipal e fala sobre mutirão com atendimento para 400 pacientes

Câmara retoma das atividades legislativas com destaque para a emergência climática global

Em primeira discussão, foi aprovado, por 14 votos, o projeto de lei 16.305/2022, de autoria da vereadora Ana Lúcia Rodrigues que institui a Diretriz da Política de Enfrentamento à Emergência Climática Global por meio de suas políticas públicas.

O reconhecimento da emergência climática global e a instituição da referida diretriz tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de ações que possam reduzir o nível atual de aquecimento, utilizando como subsídio as ações previstas nos planos municipais em vigor, em especial os relacionados às políticas de: I – Planejamento e Desenvolvimento Urbano; II – Meio Ambiente; III – Desenvolvimento Econômico.

  • Prefeitura inicia a Semana Maringaense da Amamentação, confira a programação
  • Ulisses Maia inaugura laboratórios de informática da Amtech, nesta segunda, 31

Ainda, em primeira discussão, foi aprovado, por 14 votos, o substitutivo ao projeto de lei 16.660/2023, de autoria do vereador Cristian Maia Maninho, que institui o Dia Municipal do Serviço de Assistência Religiosa e também o Dia Municipal dos Capelães Civis e Militares. A data deverá ser comemorada, anualmente, no dia 21 de junho, e integrar o calendário oficial do município.

Na dia em que a Câmara retoma atividades legislativas, os vereadores aprovaram 18 requerimentos de informação destinados ao Executivo em discussão única.

Fonte: https://www.cmm.pr.gov.br/

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.