Por conta das proximidades das Eleições 2024, a redação do Saiba Já News está mensurando as atividades dos vereadores na Câmara de Maringá.
Os vereadores novatos, motivados pelo entusiasmo no primeiro mandato, costumam ser os que mais protocolam Projetos de Lei Ordinária e Requerimentos no legislativo municipal. Porém o vereador Rafael Diego Roza Camacho (PROS), pupilo do ex-deputados derrotado Homero Marchese, não apresenta bons resultados.
Rafael Roza, é um dos vereadores menos produtivos de Maringá, ou seja, é um dos parlamentares que menos protocolaram Projetos de Lei Ordinária e Requerimentos nos anos de 2021, 2022 e 2023 até 19/07. Veja no print abaixo:
Se fizermos uma comparação com o vereador Belino Bravin Filho (PSD), um dos mais antigos em atividade no legislativo, iremos notar que o veterano, está com mais disposição do que o “sangue novo”, Rafael Roza:
2021 (Primeiro ano da atual legislatura)
Rafael Roza:
Projeto de Lei Ordinária = 11
Requerimento = 50
Belino Bravin:
Projeto de Lei Ordinária = 14
Requerimento = 175
2022
Rafael Roza:
Projeto de Lei Ordinária = 3
Requerimento = 19
Belino Bravin:
Projeto de Lei Ordinária = 9
Requerimento = 182
2023 (até 19/07/2023)
Rafael Roza:
Projeto de Lei Ordinária = 1
Requerimento = 11
Belino Bravin:
Projeto de Lei Ordinária = 5
Requerimento = 94
Vereador Tartaruga
Em 2023, em sete meses no cargo como vereador, Rafael Roza protocolou apenas um Projeto de Lei, ficando atrás do presidente Mário Hossokawa, que por conta do cargo que ocupa como líder da mesa executiva, é natural ser o que menos protocola Projetos Lei Ordinária, mesmo assim o presidente venceu Roza com 4 projetos protocolados neste ano.
As eleições estão se aproximando, a próxima legislatura trará salários dobrados e benefícios os nobres, além do aumento de cadeiras de 15 para 23, mesmo assim, os dados apresentados em 2023 pelo parlamentar do PROS não mostram entusiasmo. O que será que falta para o vereador Rafael Roza acordar?
Alerta
Em 2024 a população deve tomar cuidado para não jogar o voto fora, votando em político caroneio, que cola em deputado ou grupos da direita para arrastar títulos eleitorais para o seu nome ou partido. Políticos caroneiros costumam abandonar os trabalhos no legislativo, desistem do mandato no meio do caminho, não estão interessado em criar projetos para o povo, muito menos ir nos bairros atrás de demandas dos moradores. Políticos caroneiros costumam ser improdutivos, não estão com o povo, apenas querem agradar o seu grupo político, os seus amigos deputados.
Para saber mais acesse: https://www.cmm.pr.gov.br/ clique na foto de cada vereador e no menu Matérias para saber a produtividade do cada parlamentar.
Fonte dos dados do vereador Bravim: http://sapl.cmm.pr.gov.br:3001/parlamentar/3/materias
Fonte dos dados do vereador Rafel Roza: http://sapl.cmm.pr.gov.br:3001/parlamentar/248/materias