Prefeitura instala moderno sistema de pouso por instrumento no Aeroporto de Maringá para auxiliar aeronaves em dias de chuva ou nevoeiros

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Instrument Landing System (ILS) - sistema de pouso por instrumento. Foto: Divulgação

A gestão Ulisses Maia investe no fortalecimento e modernização do Aeroporto Regional de Maringá com melhorias que garantem mais conforto e comodidade aos passageiros. Com a segunda maior pista do Paraná, o Aeroporto recebe a instalação de um moderno sistema de pouso por instrumento. O equipamento, chamado de Instrument Landing System (ILS), vai melhorar a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista em situações de adversidades climáticas como nevoeiros.  

O superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, explica que o sistema de pouso por instrumento, além de garantir mais precisão aos pilotos, também proporciona comodidade aos passageiros. “Nos dias chuvosos ou com muita neblina, a partir das informações do sistema, o piloto terá mais precisão para o pouso. Isso vai diminuir o número de cancelamentos, já que o sistema facilita a aproximação da pista”, diz. O equipamento faz parte das obras de ampliação da pista do aeroporto, realizadas pelo município e Governo Federal.   

O sistema também garante mais agilidade na área da saúde e facilita o transporte de órgãos. A melhoria também é um diferencial para o transporte de cargas. O Aeroporto de Maringá está apto para operação de cargas internacionais e aguarda homologação final da Receita Federal. “As empresas aéreas de cargas poderão optar com mais precisão por Maringá porque aqui terá um instrumento de aproximação e o voo dela dificilmente será cancelado”, afirma Fernando Rezende. 

O prefeito Ulisses Maia destaca que as melhorias consolidam o aeroporto como referência nacional em logística. “O processo de modernização e fortalecimento do aeroporto realizado pela nossa gestão transformou totalmente a estrutura. Com isso, garantimos novas opções de voos, mais segurança e comodidade aos passageiros, e fortalecemos o aeroporto como o 6ª do país em potencial econômico.”

Melhorias – Além dos modernos sistemas de pouso e retomada de voos, a Prefeitura de Maringá iniciará em breve as obras de ampliação da sala de embarque e do terminal de passageiros. A sala de embarque, por exemplo, vai quase duplicar de tamanho com 726 m², o que vai garantir mais conforto aos passageiros. Outro grande avanço é a construção, em fase avançada, de uma usina de geração de energia fotovoltaica. A estrutura vai abastecer todo o local com energia sustentável, além de proporcionar economia de aproximadamente R$ 1 milhão anual em energia elétrica.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.