Novo sistema do EstaR por aplicativo começa a funcionar na segunda (15) e já está disponível para download

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
Aplicativo 'Estacione Legal' já está disponível para download e cadastro. — Novas placas de sinalização do EstaR possuem QRCode para baixar o app. Foto: Ana Carolina Alves / PMM

EstaR por aplicativo | O novo sistema digital de Estacionamento Rotativo (EstaR) da Prefeitura de Maringá começa a funcionar na próxima segunda-feira, 15. O sistema conta com o aplicativo ′Estacione Legal′, que já está disponível para download, para que os motoristas possam cadastrar os veículos e carregar os créditos, sem a necessidade de ir até uma cabine ou deixar o ticket no veículo.  

Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o aplicativo ′Estacione Legal′, buscar pela cidade de Maringá, realizar cadastro e registrar a placa do carro. Será possível colocar valores de créditos diretamente no aplicativo e a recarga poderá ser feita em várias formas de pagamento. Quando o usuário estacionar e acessar o sistema, após 30 minutos de tolerância, o aplicativo iniciará o desconto automático dos créditos, referente ao período de duas horas de estacionamento (área azul 120 minutos e área verde 180 minutos). 

Caso o usuário saia do sistema em tempo inferior ao máximo permitido, será possível resgatar os créditos não utilizados, desde que seja solicitado. Dessa forma, é cobrado apenas o tempo de uso. Se o motorista ainda estiver utilizando a vaga após as duas horas, o aplicativo enviará uma notificação de irregularidade. A fiscalização também será reforçada por meio dos orientadores de estacionamento rotativo e viaturas com câmeras que contribuirão com o rastreamento de veículos irregulares.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, o usuário que optar por adquirir um ticket avulso terá esse direito. “Os usuários que preferirem não utilizar o aplicativo poderão adquirir o ticket avulso eletrônico em 50 pontos distribuídos pela cidade. Para utilizar um ticket eletrônico, o usuário deverá cadastrar a placa do carro, pagar o crédito e guardar o comprovante, não sendo necessário voltar no automóvel. Porém, como este usuário não fez o cadastro no aplicativo, caso haja notificação, ela será realizada pelos orientadores de estacionamento rotativo, como já é feito atualmente”, diz. Os agentes também farão a comercialização dos tickets eletrônicos avulsos. 

Os talões impressos anteriores ao novo sistema poderão ser utilizados até o dia 15 de junho. “Após este período, os tickets de papel não serão mais aceitos, mas poderão ser trocados por créditos digitais na sede do EstaR”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. A sede do EstaR fica localizada na Rua Neo Alves Martins, 2597. 

As novas placas do EstaR Digital já foram instaladas nos locais onde há o estacionamento rotativo. As placas contam com QRCode, para que o usuário possa acessar e baixar o aplicativo, e informações sobre os dias de funcionamento do EstaR.

Confira alguns locais de retirada do ticket avulso:

• Paço Municipal – Avenida XV de Novembro, 701

• Procon – Avenida Herval com a Avenida Horácio Raccanello

• Biblioteca Central – Avenida Horácio Raccanello, 6090

• Agência do Trabalhador – Avenida João Paulino, 917

• Centro de Ação Cultural – Avenida XV de Novembro, 514

• Sala do Empreendedor – Rua Arthur Thomas, 792

• Secretaria de Mobilidade Urbana – Avenida Colombo, 3114

• EstaR – Rua Neo Alves Martins, 2591

*Os demais pontos são cadastrados no comércio central de Maringá e serão divulgados em breve.

Saiba já:

Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.