Prova Rústica Tiradentes ocorre nesta sexta, 21, com atletas de 210 cidades de 10 estados

Repórter Jota Silva
Prova Rústica Tiradentes. Foto: Arquivo PMM

Com 6 mil inscritos, a Prova Rústica Tiradentes 2023 ocorrerá nesta sexta-feira, 21, e vai movimentar as ruas da cidade. No retorno da tradicional corrida após três anos, participam atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros. Com percurso de 10 km, a primeira largada será da prova principal (veja as categorias abaixo) às 8h na a Avenida XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal, na pista do sentido Parque do Ingá. A largada da prova das crianças e adolescentes será às 10h na Avenida XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal, na pista do sentido Bosque II. 

O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, explica que o município realiza os últimos preparativos para a prova. Os inscritos têm até às 22h desta quinta-feira, 20, para retirar o kit de participação composto por camiseta, sacola, chip e barra de cereal. No momento da retirada, o participante deverá realizar a doação de um 1 kg de alimento ou 1kg de ração para cães ou gatos. 

“A edição de 2023, que marca a retomada da tradicional corrida de rua, é sucesso de público. A participação de atletas de diversas cidades, não apenas de Maringá, mostra o alto nível da competição”, afirma. Ele lembra que, no dia da prova, os atletas deverão estar no local com no mínimo de 30 minutos de antecedência antes da largada.

Confira a ordem de largada:

– 1ª: Sub 20, A 20, A 25, A 30, A 35, M 40 / F 40, M 45 / F 45, M 50 / F 50, M 55 / F 55, M 60 / F 60, M 65 / F 65, M 70+ / F 70+, Geral, Atletas de Maringá, Polícia Militar / Corpo de Bombeiros do Paraná, Servidor da Prefeitura de Maringá

– 2ª:  Sub 08

– 3ª:  Sub 11

– 4ª:  Sub 14

– 5ª:  Sub 16 e Sub 18

Premiação – Na premiação, subirão ao pódio para receber troféu, de acordo com a colocação, as categorias Geral, Atleta de Maringá, Polícia Militar/Corpo de Bombeiros do Paraná, Servidor da Prefeitura de Maringá e categoria das Crianças e Adolescentes, exceto a Sub 8 em que não há premiação. Para as demais categorias, os troféus serão entregues no Auditório Hélio Moreira, após a  homologação dos resultados. 

A Prova Rústica Tiradentes 2023 é realizada pelas secretarias de Esporte e Lazer, Comunicação, Mobilidade Urbana e Segurança Pública. São parceiros da corrida a Unimed Maringá, a Maringá FM, o 4º Batalhão da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a RPC TV. 

Interdição – Para a realização da corrida, algumas vias serão interditadas. A Avenida XV de Novembro, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Avenida Duque de Caxias, foi interditada a partir das 5h desta quinta-feira. Na madrugada desta quinta para sexta-feira, 21, outras vias serão interditadas. Confira quais são:

– Av. São Paulo, entre a Av. XV de Novembro até a Av. Juscelino Kubitschek;

– Av. Juscelino Kubitschek, entre a Av. São Paulo até a Av. Laguna;

– Av. Laguna, entre a Praça Pioneiro Fiori Progiante até a Néo Alves Martins;

– Av. Anchieta, entre a Av. Laguna até a Av. São Paulo;

– Praça Presidente Kennedy – fechada

– Av. Parigot de Souza, entre a Praça Presidente Kennedy até a Av. Nóbrega;

– Av. Nóbrega – toda extensão; 

– Av. Euclides da Cunha, entre a Av. Nóbrega até a Av. Itororó;

– Av. Itororó, entre a Av. Euclides da Cunha até a Av. Nóbrega.

A previsão é que todos os trechos bloqueados para a corrida estejam liberados até às 12h. Na Avenida Getúlio Vargas, onde está a arquibancada, a previsão é de liberação no final do dia.

Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.