Maringá realiza mega mutirão de combate à dengue neste sábado, 15

Mutirão será em todos os bairros de Maringá e distritos

Repórter Jota Silva
Mega mutirão de combate à dengue em Maringá. Foto: PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, 15, em todos os bairros da cidade e nos distritos de Floriano e Iguatemi, mega mutirão de combate à dengue, ou seja, combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A ação será das 8h às 17h e contará com a participação de mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 180 Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

“Convocamos todos os agentes para intensificar as vistorias e orientar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito. No início do dia, as ações serão na região da UBS Zona 7, onde há a maior concentração de casos notificados. Com este grande mutirão, que vai abranger toda a cidade e os distritos, nosso objetivo é reduzir os casos de dengue em Maringá e prevenir as outras doenças. A gestão municipal prioriza a saúde e o bem-estar da comunidade”, destaca o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 

A abertura oficial do mutirão será às 8h30, na UBS Zona 7. Em seguida, os agentes iniciam as vistorias nas casas por toda a cidade, com foco nos imóveis encontrados fechados durante as vistorias semanais. 

Além disso, também neste sábado, 15, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) farão limpeza de fundos de vale e locais onde há o descarte irregular de lixo nas regiões do Jardim Batel, Jardim Sumaré e Jardim Andrade. 

Cuidados – A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras ações.

Outras ações – Também neste sábado, 15, as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas com diversos serviços gratuitos por meio do ′Espaço Saúde′, das 8h30 às 13h, e também com o ′Dia D de Vacinação′, das 8h às 17h. Na UBS Zona 7 será realizada mais uma edição do projeto ′Moeda Verde′ (clique aqui e confira a programação completa). 

Durante o mutirão de combate à dengue nos imóveis, os agentes convidarão a população a participar das atividades nas UBSs. 

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.