Câmara de Maringá
Projeto que altera Lei dos Contêineres é aprovado na Câmara
Atualizados 21/03/2023 às 17:11
Foi aprovado na sessão ordinária de quinta-feira (16), em segunda discussão, um Projeto de Lei que altera as regras para o uso de contêineres de lixo em Maringá.
O assunto é debatido há anos e, segundo a lei que estava em vigor, em maio deste ano deveria haver a completa substituição das unidades metálicas por unidades feitas com material plástico. No entanto, houve dificuldade por parte de muitos condomínios em se adequar à nova legislação, por isso, o vereador se propôs a ouvir síndicos e representantes de administradoras para encontrar uma solução viável. O projeto é de autoria do vereador Sidnei Telles.
“O objetivo da lei sempre foi prezar pela sustentabilidade e pela qualidade de vida da população, que reclama há muito tempo do barulho produzido pelos contêineres de metal, no entanto, alguns condomínios, por uma questão financeira, não conseguiram adquirir o modelo de plástico, além do mais, houve pouca oferta no mercado, o que dificultou a compra”, explica o vereador.
Para sanar as dificuldades, o novo texto, proposto pelo parlamentar, autoriza o uso do contêiner de metal, até o fim de sua vida útil, desde que esteja identificado com um selo da prefeitura, sendo vedada qualquer intervenção ou reforma que vise prolongar o tempo de uso. O Projeto de Lei diz ainda que é permitido que se mantenha o corpo metálico e faça a substituição apenas da tampa e que sejam acrescidas estruturas plásticas para evitar ruídos, conforme especificações técnicas descritas na lei.
Outra possibilidade prevista na nova legislação, é que nos contêineres de plástico, sejam instaladas estruturas metálicas, a fim de dar maior sustentação aos mesmos, desde que atendam especificações que sejam compatíveis com os veículos do Sistema Municipal de Coleta de Lixo.
Os vereadores Alex Chaves e Onivaldo Barris solicitaram coautoria no projeto, que teve 12 votos favoráveis. Agora o texto segue para a sanção do prefeito
Saiba mais:
- Prefeitura abre novas inscrições para o programa ′Esporte para Todos′ nesta quinta-feira, 16
- Prefeitura de Maringá assina contrato para digitalização do EstaR
- Empresário em Santa Fé, Henrique Santos é o novo presidente da Cacinor
Câmara de Maringá
Câmara agenda sessões extraordinárias para sexta-feira e sábado
A Câmara Municipal de Maringá realizará, amanhã (13) e sábado (14), sessões extraordinárias para esgotar a pauta de projetos do ano, antes do encerramento do período legislativo e da atual legislatura. Ambas sessões começarão às 9h30, no plenário Ulisses Bruder.
Nesta quinta-feira (12), em sessão ordinária, os vereadores analisaram 27 projetos e 22 requerimentos, incluindo uma hora de prorrogação do tempo definido pelo Regimento Interno. Confira no site oficial da Câmara Municipal de Maringá.
Câmara de Maringá
Vereadores de Maringá: Sai Bacurau e entra Urso, é a dança das cadeiras
Urso disputou as eleições municipais de 2020 para a Câmara de Vereadores, alcançando 90 votos, e ficou na suplência do então vereador Flávio Mantovani
Em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Maringá, Chrystian Ronaldo Silva, conhecido como Urso (Rede Sustentabilidade), assumiu a função de vereador. Ele ocupa a vaga deixada por Adriano da Silva Oliveira, o Bacurau, afastado por infidelidade partidária. O mandato de Urso se estende até o fim da atual Legislatura, em 31 de dezembro de 2024.
Urso disputou as eleições municipais de 2020 para a Câmara de Vereadores, alcançando 90 votos, e ficou na suplência do então vereador Flávio Mantovani, cujo mandato foi cassado em 2022 também por infidelidade partidária. Na época, a Câmara solicitou a lista de suplentes ao juízo eleitoral competente, que apontou Bacurau como primeiro suplente.
No entanto, ao ser diplomado em 2022, Bacurau já havia migrado para o PSDB, deixando a Rede Sustentabilidade, partido pelo qual concorreu em 2020. Urso então entrou com uma ação judicial, alegando que a vaga pertence ao partido, e solicitando o afastamento de Bacurau por infidelidade partidária.
A decisão do Acórdão nº 65.179, proferida na sessão de julgamento em 22 de outubro de 2024, nos autos da Ação de Justificação de Desfiliação Partidária/Perda de Cargo Eletivo nº 0600581-73.2024.6.16.0000, determinou a posse de Urso na vaga de Bacurau.
Sessão Ordinária 12/11/2024
Imagens
Câmara de Maringá
Neta do prefeito eleito assume como chefe de gabinete
Bianca Miquelissa da Silva assume como chefe de gabinete do vereador eleito Luiz Neto
Maringá terá uma nova figura central no legislativo municipal. Bianca Miquelissa da Silva, neta do prefeito eleito Silvio Barros II (PP), assumirá o cargo de chefe de gabinete do vereador eleito Luiz Neto (AGIR).
A indicação de Bianca, que atuou na campanha de Luiz Neto, foi confirmada pelo próprio Luiz para a redação do portal Saiba Já News. Sua nomeação para o cargo de maior confiança demonstra a importância da família Barros na nova legislatura da Câmara de Vereadores.
Com a experiência adquirida na campanha de Luiz Neto, Bianca chega à Câmara de Maringá com o desafio de coordenar as ações do gabinete e auxiliar nas decisões que impactarão diretamente a vida dos maringaenses.
A escolha de Bianca Miquelissa da Silva para o cargo de chefe de gabinete reforça a tradição familiar na política maringaense e abre um novo capítulo na história da cidade. A expectativa é que a nova personagem política traga novas ideias e projetos para o desenvolvimento de Maringá.
-
GESTÃO7 horas ago
Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá
-
Prefeitura de Maringá15 horas ago
Prefeito Ulisses Maia, veta reajuste salarial do novo prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores para 2025 aprovados pela Câmara de Maringá
-
Governo do Paraná15 horas ago
Estado repassou R$ 8 milhões aos municípios em situação de emergência em 2024
-
Emprego8 horas ago
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
-
Aeroporto de Maringá1 dia ago
Silvio Barros anuncia Gustavo Silva para a direção do Aeroporto Regional de Maringá
-
Geral17 horas ago
Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar
-
Paraná17 horas ago
Vai chover? Temperaturas passam dos 30°C, confira na previsão do tempo, confira detalhes
-
Procon-SP1 dia ago
Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente