Os investimentos da Prefeitura de Maringá no esporte maringaense colocam a cidade em destaque no cenário nacional. Maringá sediará na próxima semana, entre 8 e 12 de março, a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia. A competição, que tem apoio da Prefeitura, é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Paranaense de Voleibol e deve reunir mais de 400 atletas de todo o Brasil, incluindo duplas da cidade.
O Campeonato Brasileiro vai reunir duas competições simultâneas: o torneio aberto, que vai reunir duplas inscritas, e o Top 12, com os melhores do Brasil, nas categorias masculino e feminino. As partidas serão realizadas na Vila Olímpica com acesso gratuito para os torcedores. A competição, além de movimentar a cidade e impulsionar a economia local, colocará Maringá em destaque. As partidas finais do Top 12 serão transmitidas pelo canal SporTV.
Maringá será representada na competição com mais de 14 duplas no torneio aberto e outras duas no Top 12, entre os melhores atletas do Brasil. A dupla Adrielson e Arthur disputam a competição com a terceira melhor pontuação. Os jogadores Vilsomar e Pedro, da AMVP, também disputam o Top 12. Os jogadores fazem parte da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP), que recebe apoio do município.
O prefeito Ulisses Maia destaca que o campeonato, além de reforçar o protagonismo da cidade no esporte, também vai movimentar a economia local. “É um orgulho para a nossa cidade receber essa grande competição, que conta com o nosso apoio. Isso é reflexo da transformação que promovemos no esporte de Maringá. Fico ainda mais feliz com os atletas maringaenses que chegam ao campeonato entre os melhores do Brasil”, afirma.
O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, explica que toda a estrutura da Esplanada da Vila Olímpica será utilizada no campeonato. O local já começou a receber a partir desta sexta-feira, 24, os preparativos para a competição. Além das quatro quadras de areia da Vila Olímpica, será montada uma quinta arena e estrutura com arquibancadas para os torcedores. Com isso, o uso do espaço pela comunidade está suspenso temporariamente até o fim da competição.
“É uma competição de alto nível e que, além da importância para o esporte local, vai colocar nossa cidade em destaque em todo o Brasil e vai atrair diversas pessoas para a Vila Olímpica para acompanhar os jogos”, diz. A programação completa dos jogos e as orientações sobre a retirada de ingresso serão divulgadas em breve. O campeonato tem patrocínio oficial do Banco do Brasil, além do apoio de empresas e Governo do Paraná.