Para garantir um Carnaval seguro, a Prefeitura de Maringá, com apoio da Polícia Militar, vai reforçar o esquema de segurança durante os dias de evento. O município prepara uma grande festa popular no sábado, 18, e domingo, 19, na Vila Olímpica, e folia para as crianças na terça-feira, 21, no Parque do Japão. Na Vila Olímpica, além do apoio com forças de segurança, a Prefeitura montou esquema de controle na entrada do evento.
No sábado e domingo, haverá esquema de controle em duas etapas na entrada do evento: os participantes terão o convite e a identidade verificada e receberão a pulseira. Na sequência, todos serão revistados para entrada dentro da estrutura. Nesses dois dias, o evento tem classificação indicativa de 18 anos. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro.
Na Vila Olímpica, a Guarda Civil Municipal realizará o patrulhamento no local e no entorno do evento. Haverá ainda 50 seguranças particulares, 15 brigadistas e três ambulâncias contratadas. A Polícia Militar também reforçará a segurança. “Estamos trabalhando para que as pessoas possam aproveitar o feriado e curtir, de forma tranquila, esse momento de lazer e diversão”, explica o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli.
A Guarda Civil Municipal e a Comissão de Violência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Maringá também vão realizar orientações sobre abuso e assédio durante o evento. Qualquer situação pode ser denunciada para a Guarda Civil Municipal e, no caso das mulheres, para as equipes da Patrulha Maria da Penha. Haverá agentes de prontidão para atendimento de ocorrências ao lado do palco. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 153.
Conscientização – Nesta quinta, 16, e sexta-feira, 17, a Prefeitura de Maringá, por meio das Secretarias de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS) e Mobilidade Urbana (Semob), realiza ações educativas em avenidas estratégicas da cidade e nos bares do município. O objetivo é conscientizar a população sobre as consequências do abuso de álcool e outras drogas.
A ação integrada, como foco no período do Carnaval, faz parte da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. “Vamos conscientizar os maringaenses sobre os perigos da junção do álcool e trânsito”, diz a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós. A programação das ações educativas pode sofrer alterações devido às condições climáticas.
Ações educativas no pré-Carnaval:
• 16 de fevereiro (quinta-feira)
– 19h – Projeto ′Volta às aulas′ no Cmei Padre Francisco Robl
– 20h – Campanha com abordagens nos bares da Zona 7 e região central
• 17 de fevereiro (sexta-feira)
– 9h às 11h: Abordagem educativa na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente ao Teatro Barracão
– 20h – Campanha com abordagens nos bares da Zona 7 e região central