Maringá assina acordo de irmandade com a cidade chinesa de ′Yongzhou′

A solenidade aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá

Maringá assina acordo de irmandade com a cidade chinesa de ′Yongzhou′

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 16, um acordo de irmandade entre Maringá e a cidade de Yongzhou, da China. A solenidade aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), com a assinatura online dos documentos, para selar a parceria, que busca troca de conhecimento econômico, cultural e turístico entre as cidades. 

“É uma honra para nós oficializar essa irmandade. Aqui em Maringá trabalhamos pela qualidade de vida das pessoas e vamos ter bons frutos nessa parceria internacional”, destacou o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), Edson Scabora.

Já o prefeito de Yongzhou, Chen Ailin, citou as principais características da cidade chinesa, disse ser uma honra assinar o acordo com Maringá, fez elogios para a cidade e reforçou que fará uma visita em breve. Yongzhou fica no centro sul chinês, tem 6,3 milhões de habitantes e área de 22.259 km².

O evento aconteceu às 9h, em Maringá, e às 20h, na China. O vice-prefeito chinês, Xiao Yang, coordenou a reunião e começou citando as principais características de Yongzhou. Em seguida, apresentou um vídeo sobre a cidade, destacando a parte histórica e cultural, além da gastronomia, natureza, logística, indústria, agricultura, biomedicina, entre outros. 

Em seguida, foi a vez de Maringá apresentar o vídeo institucional, mostrando a sustentabilidade, a natureza, cultura, indústria, espaços públicos, entre outros. Scabora mencionou os prêmios recebidos por Maringá, estatísticas econômicas que destacam a cidade no Brasil, ações nas áreas da saúde, educação, tecnologia, segurança, eventos, entre outros. 

A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo iniciou as tratativas com Yongzhou no começo de 2022. Após diversas reuniões com a cidade chinesa, foi criado um projeto de cidade-irmã, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em maio do ano passado. 

Já há conversas para que Yongzhou se estabeleça em Maringá, com investimentos no Parque Industrial e no Aeroporto, parcerias tecnológicas, intercâmbio nas áreas da cultura e educação, entre outras ações que resultarão no desenvolvimento da economia de Maringá. 

Também participaram da solenidade desta quinta-feira, 16, os secretários municipais Lúcio Rosas (de Comunicação), Victor Simião (de Cultura), Marco Antônio Lopes (de Bem-Estar Animal), Robson Xavier (de Esporte e Lazer), Nayara Caruzzo (de Educação), a tradutora Meng Wu, Rafael Batista (da Wisdom International Logistics Company), Mohamad Ali Awada (da Acim), Aluízio Andreatta (do Instituto Mercosul), equipe da Saet, entre outros.

Maringá já é cidade-irmã de Kakogawa (no Japão, desde 1973), Leiria (Portugal, 1982), San Martin (Argentina, 1993), Caserta (Itália, 2000) e Pombal (na Paraíba, 2001).

Galeria

Compartilhe este artigo