Censo Previdenciário | A Prefeitura, por meio da Maringá Previdência, vai atualizar o cadastro dos servidores, aposentados e pensionistas. O Censo Previdenciário será realizado de forma online, por meio do site da autarquia, entre 1º de março e 31 de maio de 2023. A ação segue a lei federal nº 10.887/2004, que determina que o censo seja feito a cada cinco anos. A medida está prevista no decreto municipal nº 245/2023.
A Maringá Previdência tem 15.552 segurados, dos quais 11.462 são servidores ativos, 3.275 aposentados e 786 pensionistas. “É muito importante atualizarmos toda base de dados cadastrais do Regime Próprio de Previdência Social”, afirma a diretora-presidente da Maringá Previdência, Cinthia Soares Amboni. Ela destaca que a iniciativa, além de cumprir a legislação, é uma forma da gestão municipal aproximar-se dos agentes que compõem o funcionalismo público e desenvolver ações.
- Prefeito de Maringá participa de reunião na Secretaria de Aviação Civil para reforma do Terminal de Embarque do Aeroporto
- Polícias Civil e Militar deflagram operação contra o tráfico de drogas em Maringá
- Energia solar ultrapassa 25 GW e alcança 11,6% da matriz elétrica
O censo será realizado de forma online, no site da Maringá Previdência. Haverá atendimento na sede presencial da autarquia, na Avenida Paraná, 965, para pessoas que não tem acesso à internet. Além disso, também serão realizados treinamentos com titulares das secretarias municipais para orientar os servidores.
O objetivo do Censo Previdenciário é atualizar os dados dos beneficiários, garantindo a agilidade e segurança no pagamento dos benefícios. Além disso, garante a transparência ao consolidar o Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNIS), conforme determina a Secretaria Nacional de Previdência.
Todos os pensionistas e inativos precisam manter o cadastro atualizado para recebimento dos benefícios sociais. O cadastro deve reunir nome, número do CPF, data de nascimento, endereço, cargo ocupado no serviço público, quem são os dependentes, entre outras informações. Pela situação excepcional, os aposentados e pensionistas não precisarão realizar a prova de vida neste ano.
Código de Ética – A Maringá Previdência também investe na valorização dos servidores municipais e em ferramentas para promoção de um ambiente de trabalho saudável. Um dos instrumentos é o Código de Ética para os servidores, disponibilizado no site da Maringá Previdência.