Projeto para implantação de ′Parque Multifuncional′ é selecionado em concurso internacional

O ′Parque Multifuncional′ terá 424 mil m², passando pelos córregos Cleópatra e Moscados

Área onde o projeto do ‘Parque Natural Linear Multifuncional em Fundo de Vale’ será desenvolvido.

Parque Multifuncional | A Prefeitura de Maringá investe em projetos com foco na sustentabilidade, conforme os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre eles está o projeto do ′Parque Natural Linear Multifuncional em Fundo de Vale′, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam). Ele foi um dos dez aprovados – entre mais de 80 inscritos – no concurso com projetos brasileiros de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades, do grupo americano World Resources Institute (WRI) – que tem atuação em mais de 50 países.

O ′Parque Multifuncional′ terá 424 mil m², passando pelos córregos Cleópatra e Moscados. “O Parque é um avanço no que diz respeito ao cuidado com nossos fundos de vale. Prevê ações inovadoras para algumas situações existentes, como erosões, perda de biodiversidade, descarte irregular de resíduos, entre outros”, explica a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca. “Também é uma maneira de requalificar o espaço com áreas de esporte, lazer e contemplação. Terá jardins de chuva, rotas verdes, ciclovias, entre outros. São soluções que, na gestão Ulisses Maia, buscam a garantia dos benefícios sociais, sustentabilidade e resiliência”, conclui.

O projeto será colocado em prática numa ação integrada entre o Ipplam, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), de Obras Públicas (Semop) e de Urbanismo e Habitação (Seurbh).

O Parque deverá receber as primeiras ações práticas no primeiro semestre de 2024. Até lá, serão realizadas reuniões, mentorias, consultorias, capacitação, entre outras atividades previstas até agosto de 2023. Em seguida, será elaborado o Plano de Ação para a implantação do parque. A primeira mentoria aconteceu em janeiro e, nesta semana, ocorreu uma reunião em Niterói (RJ), com participação do WRI e das cidades selecionadas, incluindo o Ipplam, representando Maringá.

O ′Parque Multifuncional′ tem como foco a transformação dos ativos da natureza, indo além de simplesmente cercar a área verde e isolar os córregos para proteger. O objetivo é a integração de parques ao longo dos fundos de vale da cidade. Os projetos do edital do WRI serão realizados com apoio e financiamento de órgãos e instituições internacionais.

  • Verão Maior Paraná 2024-2025
Compartilhe este artigo