Uma das iniciativas do Programa Lixo Zero da Prefeitura de Maringá, o Ecolix, contêiner para recebimento de recicláveis, promove o reaproveitamento dos materiais. Para otimizar o descarte de itens como papel, plástico, vidro e metal, a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) alterou a lista de locais com os equipamentos instalados. Novos pontos estratégicos, onde há maior fluxo de pessoas, ganharam as estruturas.
A Praça Napoleão Moreira da Silva e o Terminal Rodoviário de Maringá estão entre os novos locais com o Ecolix. No Terminal Urbano, o equipamento também foi alterado de local e colocado na parte interna, onde há maior circulação de pessoas.
No total, são 10 contêineres pela cidade, dos quais quatro estão na Praça da Catedral. Confira a lista atualizada dos pontos:
Praça da Catedral
Praça Deputado Renato Celidônio
Terminal Rodoviário de Maringá (próximo ao ponto de ônibus da Avenida Tuiuti)
Praça Napoleão Moreira da Silva
Terminal Urbano de Maringá
Praça Todos os Santos (Reviver Magó)
Estádio Regional Willie Davids
O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, afirma que além de uma solução sustentável e que facilita o descarte correto de resíduos, a iniciativa promove geração de renda para os empreendimentos de catadores de materiais recicláveis contratados pelo município. Os materiais recolhidos nos contêineres são destinados para as cooperativas.
“Nosso objetivo é aproximar os pontos de descarte da comunidade. Com essa mudança, vamos atender locais com grande circulação de pessoas e espaços de convivência onde há grande geração de resíduos”, diz. Ele lembra que, além do Ecolix, o município tem um Ponto de Entrega Voluntária no Parque do Ingá para descarte correto de recicláveis.
Fonte: PMM