Com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito da dengue na cidade, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, promove ações para recuperação de imóveis fechados a partir deste sábado, 21. Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) percorrerão as áreas de maior incidência de casos e focos encontrados durante inspeções. A atividade, que envolve secretarias de Limpeza Urbana (Selurb) e Fazenda (Sefaz), acontecerá aos sábados, entre os meses de janeiro e fevereiro, conforme portaria 10/2023.
O objetivo é garantir que mais imóveis sejam vistoriados e orientados sobre os cuidados para evitar a dengue no município. “Esta ação de recuperação é constante. Durante nossas visitas semanais, acabamos nos deparando com imóveis fechados e nos organizamos para recuperá-los aos sábados, pois sabemos que as chances dos moradores estarem presentes é maior. Junto a essa ação instrutiva e informativa, temos o apoio da Limpeza Urbana, para recolhimento de materiais em fundos de vale”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
A ação acontece em duas fases durante a semana. A primeira iniciou nesta quinta, 19, com as equipes da Secretaria de Fazenda, nos bairros das Chácaras Morangueira, Jardim Castor, Vila Morangueira e Zona 7, a fim de realizar a fiscalização integrada e notificar imóveis e terrenos baldios verificados com má conservação.
A segunda fase acontece neste sábado, 21, das 8h às 14h, com a visita e instrução dos ACEs à população do Jardim América, próximo à Avenida das Indústrias. Em conjunto, as equipes da Limpeza Urbana realizam o recolhimento de materiais descartados em fundos de vale em três pontos do Jardim Atlanta, locais onde há incidência de descarte irregular de lixo.
Uma nova ação, no Jardim Alvorada III, será realizada no dia 28. A programação e demais informações serão divulgados no site da Prefeitura de Maringá.