Para garantir a segurança e qualidade no transporte escolar, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realiza entre segunda, 23, e quarta-feira, 25, a vistoria semestral dos veículos que transportam estudantes na cidade. São 84 veículos, entre vans, ônibus e micro-ônibus, que transportam mais de 2 mil alunos por toda a cidade.
O processo de vistoria é feito por agendamento na Semob, conforme data e horário determinado na convocação. Portanto, são avaliados aspectos de segurança, conforto e higiene. Assim, o veículo deve estar em excelente estado de conservação e ter menos de 17 anos de fabricação. De acordo com os itens verificados estão: tacógrafo (que monitora a velocidade, tempo e distância percorridos), extintor de incêndio, cinto de segurança, parte elétrica, freios, pneus, entre outros, além da documentação do motorista e do veículo.
- Maringá retoma matrículas do ensino fundamental e EJA a partir de segunda, 23
- Cmeis atendem 1,7 mil crianças e promovem atividades recreativas durante plantão de férias
Se aprovados na inspeção, os veículos recebem um selo, que é fixado no para-brisa dianteiro. O selo é obrigatório, pois comprova o cadastro e regulamentação do transporte, além da qualificação do motorista para execução do serviço.
Para os veículos reprovados, ainda há uma segunda chance para corrigir as irregularidades. A nova vistoria é agendada no local. Se não for aprovado na vistoria, o veículo fica proibido de prestar o serviço no semestre, até que faça as adequações e realize a próxima vistoria. Se mesmo assim for flagrado realizando o transporte irregularmente, o veículo pode ser apreendido e o proprietário poderá ser multado, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A vistoria só pode ser feita a cada semestre. Vistoria fora de época acontece somente quando há troca de veículo ou cadastro de novo veículo para o serviço.
- Prefeitura entrega mais de 200 cadeiras de rodas para pacientes da ANPR
- Prazo para solicitar isenção do IPTU segue até 31 de março
Denúncia – É possível denunciar irregularidades no transporte escolar pela Ouvidoria Municipal, por meio do aplicativo ′Ouvidoria 156 Maringá′, pelo site da Prefeitura, pelo telefone 156 ou ainda na Gerência de Terminais e Concessões da Semob: (44) 3221-8510 ou 3221-8511.
Mais de 2 mil alunos são transportados pela frota diariamente, incluindo estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Maringaense dos Autistas (Ama) e Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). Os veículos são adaptados, com plataforma elevatória para cadeirantes.
Fonte: Prefeitura de Maringá (acesse)