Maringá zera quase 90% da fila de consultas oftalmológicas pediátricas com mutirões do programa ‘Agora Tem Especialistas’

Mutirões no Hospital da Criança iniciaram na última quarta-feira, 16; Município atenderá 120 crianças por dia até sábado, 26

Redação Saiba Já News
A lista de espera para atendimentos oftalmológicos, que era de 1.327 crianças, caiu para 143 (Credito: Hospital da Criança de Maringá)

A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Saúde, está promovendo mutirões do programa ‘Agora Tem Especialistas’ para reduzir drasticamente a fila de consultas oftalmológicas pediátricas. Com os atendimentos que acontecem no Hospital da Criança desde a última quarta-feira, 16 de julho, até o próximo sábado, 26 de julho, a meta é atender cerca de 1.200 crianças.

Essa força-tarefa já gerou um impacto significativo: a lista de espera, que antes contava com 1.327 crianças, caiu para apenas 143, representando uma redução de aproximadamente 90% na demanda reprimida por essa especialidade em Maringá.


Maringá é cidade-piloto do programa no Paraná

Maringá foi escolhida como a primeira cidade-piloto do programa ‘Agora Tem Especialistas’ no Paraná. Graças a essa iniciativa, a Prefeitura de Maringá prevê realizar mais de 8.100 atendimentos especializados até dezembro deste ano em diversos hospitais credenciados à rede municipal. Somente no Hospital da Criança, serão 2.200 atendimentos nas áreas de oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia.


Ausências preocupam e reforçam a importância da comunicação

Apesar do sucesso dos mutirões, um ponto de atenção são as ausências. Entre quarta-feira, 16, e domingo, 20, 211 das 600 crianças com consultas oftalmológicas agendadas e confirmadas previamente não compareceram.

“A Secretaria de Saúde entra em contato com pais ou responsáveis por telefone com antecedência para confirmar a presença na consulta. Além disso, os mutirões são realizados também aos domingos para que todos consigam comparecer. Só neste domingo, 58 crianças não compareceram. Quando uma vaga é desperdiçada, outra criança deixa de ser atendida”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A Secretaria de Saúde reforça a importância dos pais ou responsáveis manterem os dados de contato atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, pede que informem com antecedência sobre a impossibilidade de comparecimento na consulta, para que a vaga possa ser direcionada a outra criança na fila de espera.

Até o final da semana, mais de 700 crianças serão beneficiadas com as consultas oftalmológicas no Hospital da Criança.

Fonte: Prefeitura do Município de Maringá

Compartilhe este artigo