Maringá recebe novo residencial do ProZeis com 336 apartamentos para famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos

Repórter Jota Silva
Maringá recebe novo residencial do ProZeis com 336 apartamentos para famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (02), em Maringá, o Residencial Terra de Santa Cruz I, um novo empreendimento que soma 336 apartamentos.

O governador lembrou sobre a infância e a importância de um imóvel próprio na vida de uma família. Ressaltou sobre o Programa Casa Fácil, na ajuda dessa conquista. “A maior dificuldade das famílias é com o valor da entrada. O Casa Fácil tem essa missão”, comentou o governador Ratinho Junior.

Esse empreendimento faz parte do Programa Habitacional de Zonas Especiais de Interesse Social (Prozeis), uma iniciativa criada durante a gestão do ex-prefeito Ulisses Maia.

“O objetivo do ProZeis é justamente fomentar a regularização e o desenvolvimento de moradias em áreas de interesse social, garantindo que o crescimento da cidade seja planejado e inclua espaços de lazer e convívio para a comunidade. O Prozeis garante o valor do financiamento menor do que o aluguel que seria pago mensalmente”, comentou Ulisses Maia.

A construção, realizada pela construtora LBX, teve o apoio do programa estadual Casa Fácil Paraná, com um investimento de R$ 5,4 milhões da Cohapar. Esse valor foi usado para subsidiar o valor de entrada para 295 famílias com renda de até quatro salários mínimos. Além de contar com apartamentos, o residencial foi projetado com uma infraestrutura completa, que inclui quadra de areia, campo de futebol e espaço recreativo para as crianças.

“É preciso ressaltar que o Casa Fácil Paraná foi implementado no governo Ratinho Junior e impulsiona e dá acesso para que as famílias realizem o sonho da casa própria, para que realizem esse sonho de forma digna e com toda estrutura necessária”, afirmou Ulisses Maia.

O projeto do Residencial Terra de Santa Cruz I também se destaca pela contribuição com a requalificação urbana na área do entorno. A construtora, em contrapartida do município, fez toda a infraestrutura para a abertura de uma nova via, que melhorou o acesso à região e permitiu a liberação de lotes para a construção de casas nos fundos. Adicionalmente, o projeto incluiu a destinação de uma área para uma praça pública, que agora é um terreno municipal. A implantação da praça visa proporcionar mais lazer e integração social para os moradores do residencial e da vizinhança.

PROZEIS

O ProZeis permite a alteração do zoneamento de terrenos particulares não utilizados ou subutilizados, que antes eram restritos a construções horizontais ou com baixo potencial construtivo, para zonas especiais de interesse social, autorizando a construção de edifícios.

Em troca dessa autorização e de outros benefícios municipais (como isenção de IPTU e ISS durante a obra e de ITBI para as famílias de baixa renda), as construtoras têm as obrigações de destinar 33% das unidades habitacionais para famílias com renda de até 3 salários mínimos. As demais unidades devem ser destinadas a famílias com renda de até 6 salários mínimos.

O ProZeis atua em parceria com os programas habitacionais dos governos federal (Minha Casa, Minha Vida) e estadual (Casa Fácil Paraná), permitindo que as famílias beneficiadas acumulem subsídios (descontos) para adquirir o imóvel com valores de parcela muitas vezes mais baixos que um aluguel.
Desde a criação em 2018, o ProZeis garantiu a entrega de quase 2 mil apartamentos. Outros 1.200 estão em construção e o programa prevê a viabilidade de mais de 7 mil habitações.

Empreendimentos como o Residencial Manacá, Solar das Laranjeiras, Residencial Egeia, Soladio Itália I e Solar das Araucárias estão entre os conjuntos habitacionais já entregues por meio do ProZeis, beneficiando milhares de famílias maringaenses.

Compartilhe este artigo