Maringá promove segunda capacitação de professores com foco na avaliação do Ideb

Repórter Jota Silva
Por Repórter Jota Silva - Publisher - Jornalista | Registro Profissional - SIRPWEB: Nº 0012600/PR
2 Lidos
A formação realizada pela Secretaria de Educação foi voltada para professores dos 2º anos do ensino fundamental e equipes das unidades escolares (Crédito: Rafael Macri / PMM)

Cerca de 500 professores da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira, 8, da segunda capacitação do programa ‘Maringá Nota 10: Pela educação que nossa cidade merece’. O objetivo da iniciativa é investir na formação continuada para elevar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A formação realizada pela Secretaria de Educação foi voltada para professores dos 2º anos do ensino fundamental e equipes das unidades escolares.

O encontro abordou sobre a fluência em leitura, aspecto que está relacionado à habilidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo. O secretário de Educação, Fernando Brambilla, destacou a importância da formação docente voltada para a alfabetização. “Investir na capacitação dos nossos professores é garantir melhor desempenho dos alunos e avanços no nível de leitura”, disse.

Dentro da campanha ‘Maringá Nota 10’, a Secretaria de Educação realizará diversas ações estratégicas para elevar a nota do Ideb do município para 10 até 2027. Entre as iniciativas estão as formações continuadas, a implantação da plataforma digital Conecta Seduc para integração de ferramentas pedagógicas e de gestão. Além disso, haverá oficinas preparatórias para o Ideb e focadas no desenvolvimento de habilidades essenciais.