Maringá | Nos 100 dias de gestão, Secretaria de Obras Públicas finaliza projetos arquitetônicos e conclui reforma e ampliação de Cmei

Trabalho também incluiu implantação do projeto ‘Acupuntura Urbana’ para melhorias em pontos de interligação entre bairros

Repórter Jota Silva
Conclusão da obra do Cmei Desembargador Zeferino Mozzato Krukoski, no Conjunto Thais (Crédito: Rafael Macri/PMM)

Desde o primeiro dia do ano, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Obras Públicas, trabalhou na finalização de projetos de obras importantes e garantiu o andamento de outros serviços já em execução. Neste período, foram elaborados os projetos arquitetônicos para reformas e ampliação das escolas municipais Victor Belotti e João Batista Sanches, do Centro Municipal de Educação infantil (Cmei) Afonso Vidal, do Centro Esportivo Borba Gato, do Centro Esportivo Iguatemi e da Incubadora Tecnológica. 

O município também concluiu a obra do Cmei Desembargador Zeferino Mozzato Krukoski, no Conjunto Thais. A nova unidade escolar foi reformada e ampliada em mais de 2,1 mil metros quadrados. Com as obras, que serão entregues oficialmente em 25 de abril, o Cmei passa a ter 12 salas de aula, além de sala multiuso, brinquedoteca, amplo pátio coberto e outros espaços para atendimento de mais de 300 alunos. O investimento para a obra é de R$ 7,5 milhões. 

Nestes primeiros 100 dias, a Secretaria de Obras também trabalhou para implantação do projeto ‘Acupuntura Urbana’. Em parceria com as secretarias de Mobilidade Urbana, Urbanismo e Habitação e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), foram identificados 53 pontos de interligação entre bairros, prolongamentos de vias ou complementação de sistema viário para melhoria da mobilidade. A técnica de acupuntura urbana refere-se a intervenções precisas para revitalização de áreas da cidade e que facilitam a mobilidade urbana e o planejamento. 

Outra grande conquista foi a doação do projeto da duplicação do Contorno Sul pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá. O projeto viabilizará a construção em concreto rígido, conforme garantido pelo governador Ratinho Júnior. A Secretaria de Obras trabalha intensamente no acompanhamento desse projeto.

O secretário de Obras Públicas, Artur Thunes, destaca que os primeiros 100 dias de trabalho foram voltados para a garantia do andamento de obras e outros serviços, sem garantir prejuízos e transtornos para a comunidade. “Além disso, iniciamos os trabalhos para intervenções precisas e pontuais em alguns pontos da cidade, por meio do projeto de Acupuntura Urbana, e finalizamos projetos arquitetônicos para início de obras importantes para os maringaenses”, disse.