TCCC,A partir desta terça-feira, 12 de agosto, o transporte coletivo de Maringá e região metropolitana passará a aceitar novas formas de pagamento, tornando o embarque mais prático e rápido. A mudança, implementada pela concessionária TCCC em parceria com a Prefeitura de Maringá, inclui o uso de QR Code e cartões de crédito e débito por aproximação.
Novas opções de pagamento
Agora, os passageiros terão três opções para pagar a passagem:
- Aplicativo Bipay: Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite gerar um QR Code para embarque após a compra de créditos via Pix. Essa opção mantém a integração entre as linhas urbanas e metropolitanas, garantindo o benefício de pagar apenas uma passagem para se deslocar entre diferentes ônibus.
- Cartões de crédito e débito: É possível pagar a passagem diretamente na catraca utilizando cartões das bandeiras Visa, Master e Elo com tecnologia por aproximação. Essa forma de pagamento é ideal para usuários ocasionais, mas não oferece o benefício de integração entre linhas.
- Cartão físico da TCCC: O sistema tradicional com o cartão físico continua em pleno funcionamento. Ele pode ser recarregado em diversos pontos da cidade, na loja da TCCC no Terminal Urbano ou pelo aplicativo. As gratuidades e benefícios já existentes serão mantidos apenas por meio do cartão físico.
Benefícios e integrações
O novo sistema de bilhetagem digital traz vantagens, especialmente para quem usa o aplicativo Bipay:
- Integração temporal inteligente: Ao usar o app, é possível embarcar em dois ônibus diferentes com uma única tarifa, desde que seja dentro de um intervalo de tempo preestabelecido.
- Descontos em horários específicos: O aplicativo oferece descontos de 15% para viagens entre 8h30 e 11h30, e entre 13h30 e 16h30. Para as linhas diretas que atendem Sarandi e Paiçandu, a segunda viagem nesses mesmos horários terá desconto de 50%.
As novas modalidades de pagamento estarão disponíveis em toda a frota de ônibus que atende as 65 linhas de Maringá e as 26 linhas da região metropolitana. Com a modernização, a cidade busca tornar o transporte público mais eficiente e alinhado às necessidades da população.