Segundo dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE, Maringá lidera o ranking dos grandes municípios da Região Sul, com mais de 200 mil habitantes, em diversos indicadores de infraestrutura urbana.
No caso da pavimentação, verifica-se que 99,3% dos domicílios maringaenses estão ligados a vias nessa condição, encabeçando a lista dos 26 municípios da Região Sul com mais de 200 mil habitantes. No outro extremo, o município de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul, apresenta apenas 50,9% dos seus domicílios conectados a vias pavimentadas.
Da mesma maneira, Maringá é líder na iluminação pública, registrando 99,5% do total de domicílios com acesso a esse serviço. Outros grandes municípios paranaenses também sobressaem nesse indicador, como Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, todos com cobertura superior a 98%.
Por fim, Maringá é o município de grande porte da Região Sul com a maior proporção de residências com acesso a calçadas, alcançando o percentual de 99,2%. Somente a título de ilustração, a proporção de domicílios ligados a calçadas atinge apenas 84,9% no âmbito nacional, o que ressalta a diferenciada condição maringaense.
De acordo com o Secretário do Planejamento do Paraná, Ulisses Maia, que foi prefeito de Maringá de 2017 a 2024, os resultados do Censo Demográfico 2022 não surpreendem, visto que a gestão urbana foi prioridade quando chefiou o Executivo Municipal. “Sempre objetivamos a disponibilização de uma boa infraestrutura urbana para todos, dado o nosso foco nas pessoas, da criança ao idoso, em todos os segmentos de renda e escolaridade”, afirma o Secretário.
Maia complementa sua avaliação dos resultados enfatizando que a infraestrutura do entorno dos domicílios é muito importante na elevação da qualidade de vida da população local. “O patamar do bem-estar de uma população deriva diretamente das condições de emprego e renda, mas também da disponibilidade de serviços públicos nos locais onde as pessoas vivem”, disse.




