Maringá, PR – O Parque do Ingá foi palco de uma série de atividades de educação ambiental neste domingo, 20 de julho de 2025, como parte da campanha nacional “Um Dia no Parque”. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), celebrou os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Conscientização e Conexão com a Natureza
A programação, que atraiu moradores de todas as idades, buscou aproximar a comunidade das belezas naturais do parque e promover a conscientização ambiental. O prefeito Silvio Barros esteve presente e ressaltou a importância dessas ações: “O movimento ‘Um Dia no Parque’ convida as pessoas a estarem mais próximas das unidades de conservação. Com isso, ao trazermos a comunidade para o parque, promovemos a conscientização ambiental.”
Diversidade de Atividades Sustentáveis
Os visitantes puderam conferir de perto diversos projetos sustentáveis expostos por equipes do IAM, como:
- Compostagem doméstica: Demonstrações práticas de como reduzir o lixo orgânico em casa.
- Abelhas nativas sem ferrão: Conhecimento sobre a importância desses polinizadores e como protegê-los.
Além disso, foram realizadas trilhas interpretativas que exploraram a rica paisagem, flora e fauna do Parque do Ingá, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva.
Observação de Aves e Combate ao Tráfico de Animais
Um dos pontos altos foi a observação de aves guiada pelo grupo Vem Passarinhar Paraná, coordenado por Priscilla Esclarski. Ela destacou a importância de resgatar o contato das pessoas com a natureza: “O afastamento da natureza prejudica nosso olhar conservacionista. Ao estarmos mais próximos das áreas verdes, somos sensibilizados a preservar, pois só é possível cuidar daquilo que nós conhecemos e valorizamos.”
O evento também contou com a presença do Pet Center Safari e do Criatório São Francisco, que abordaram temas cruciais como o tráfico de animais silvestres, a conservação da fauna nativa e a posse legalizada de animais.
Parque do Ingá: Lazer, Pesquisa e Proteção
José Roberto Behrend, diretor-presidente do IAM, enfatizou que o “Um Dia no Parque” não apenas divulga projetos de pesquisa e extensão, mas também reforça o papel multifacetado do Parque do Ingá: “Reforçamos os objetivos da unidade de conservação como área de lazer em contato com a natureza, mas também de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.”
Para o diretor-executivo Cezar Couto, que levou as filhas para participar da observação de aves, o parque é um tesouro da cidade: “O Parque do Ingá é um equipamento público muito interessante para a cidade e que pode ser explorado cada vez mais. A observação de aves é uma dessas iniciativas, que permitem que a gente conheça o que tem no parque e a quantidade de pássaros que temos aqui no Centro da cidade.”
A campanha “Um Dia no Parque” em Maringá reafirma o compromisso da cidade com a educação ambiental e a valorização de suas áreas verdes.


