A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), realiza um projeto de Karatê no Centro Social Urbano (CSU), voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. O projeto, que incentiva a prática esportiva e promove a inclusão social, revelou talentos que vêm conquistando medalhas em competições estaduais. Nesta semana, sete alunos com faixas amarela, laranja e vermelha se preparam para mais uma etapa do Campeonato Paranaense de Karatê, que será realizada em Foz do Iguaçu neste sábado, 12.
Atualmente, o projeto Karatê CSU atende 31 alunos e está com nove vagas abertas. As aulas são ministradas às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, pela professora Adriana dos Santos Podda.
O secretário de Assistência Social, Leandro Bravin, reforçou a importância do projeto. “Temos alunos que já conquistaram muitas medalhas e agora vão disputar mais uma etapa do Campeonato Paranaense, em Foz do Iguaçu. Vamos trabalhar para ampliar esse projeto, abrir novas vagas e novas salas para atender ainda mais crianças e adolescentes da região”, destacou.
A professora de Karatê, Adriana dos Santos Podda, reforça que as aulas desenvolvem as habilidades físicas e emocionais dos alunos, “como disciplina, autocontrole, autoconfiança, respeito, trabalho em equipe e saúde mental, além de aprenderem noções de defesa pessoal”, afirma.
O atleta mirim Gustavo Henrique, de 12 anos, pratica karatê há cerca de dois anos e já acumula cinco medalhas em competições. “Tenho as duas medalhas do meu primeiro campeonato, outra que conquistei no campeonato da Unimed, que foi uma honra para mim. E as outras são de segundo e terceiro lugar, sendo uma do Campeonato Paranaense, que eu amei participar. O próximo campeonato vai ser em Foz do Iguaçu e estou treinando bastante e vou vencer”, conta.
Fonte: https://www.maringa.pr.gov.br/noticia/40295



