Maringá adere ao etanol: frota oficial da prefeitura será 100% abastecida com biocombustível

Prefeitura adere à campanha da FAEP em prol da sustentabilidade

Repórter Jota Silva
O prefeito Silvio Barros parabenizou a FAEP pela iniciativa e ressaltou a importância da redução das emissões de gás carbônico (Credito: Ricardo Lopes / PMM)

A Prefeitura de Maringá, com sua frota de 712 veículos flex, passará a utilizar exclusivamente etanol como combustível. Essa decisão marca a adesão do município à campanha “Movido pelo Agro“, do Sistema FAEP, que visa promover o uso de combustíveis mais sustentáveis.

O prefeito Silvio Barros recebeu os adesivos da campanha, que identificarão os veículos oficiais e reforçarão a mensagem sobre a importância do etanol como alternativa menos poluente à gasolina.

Sustentabilidade e Desempenho

A iniciativa foi elogiada pelo prefeito, que destacou o compromisso de Maringá com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono. “Vamos continuar trabalhando para que Maringá seja, cada vez mais, uma referência para o Brasil”, afirmou Barros.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, ressaltou que o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é um combustível sustentável. Ele enfatizou que a campanha demonstra a contribuição do agronegócio paranaense para a redução global de CO2.

Benefícios Comprovados

O uso do etanol é uma escolha ambientalmente consciente. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol reduz em 89% a emissão de gases do efeito estufa (como CO2, metano e óxido nitroso) em comparação com a gasolina. Além dos ganhos ambientais, o biocombustível também melhora o desempenho dos veículos, proporcionando um aumento de 2% na potência do motor devido à sua maior octanagem.

A entrega dos adesivos contou com a presença de Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP, José Antonio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, e Samuel Meneguetti, vice-presidente do Grupo Santa Terezinha, parceiro da campanha.

Compartilhe este artigo