Mais de 350 toneladas de galhos e troncos já foram recolhidos; Copel e Prefeitura atuam juntas na retirada de árvores e restabelecimento de energia elétrica

Repórter Jota Silva

O trabalho das equipes da Prefeitura de Maringá segue intenso desde sábado, 7, para atender a comunidade e realizar a limpeza das vias após o forte temporal registrado na cidade. Ao todo, mais de 350 toneladas de galhos e troncos de árvores foram recolhidas até a manhã desta terça-feira, 10. Mais de 350 lonas foram entregues para a comunidade.

A estimativa é que o forte temporal tenha causado a queda de 500 árvores. No entanto, os dados ainda são verificados pelas equipes, já que há diversas solicitações duplicadas para a mesma árvore. Nesta terça-feira, 10, 300 municipais seguem nas ruas de forma intensa e ininterrupta, além das equipes da Copel, do Corpo de Bombeiros e da empresa terceirizada de arborização, contratada pela Prefeitura de Maringá. 

  • Saiba já: Veja onde moram os sortudos que levaram R$ 10 mil no Nota Paraná

No sábado, 7, houve registro de chuva de granizo e as rajadas de vento ultrapassaram 110 km/h, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Equipes da Copel e Prefeitura atuam em conjunto para retirada de árvores e restabelecimento de energia elétrica

Para garantir agilidade aos atendimentos, as equipes da Prefeitura de Maringá e da Copel têm atuado juntas nas ocorrências. Nas situações de rede elétrica de alta tensão, por exemplo, é necessário que a Copel realize o desligamento da energia para o trabalho das equipes de arborização. Na sequência, a Copel já restabelece a energia. A mobilização garante, de forma mais ágil, o restabelecimento da luz logo após a finalização dos serviços de arborização. 

  • Saiba já: Após Temporal | Energia é restabelecida em cerca de 80% das unidades atingidas; Prefeitura intensifica limpeza e retirada de árvores

A Prefeitura de Maringá orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação.  Para solicitar a retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo telefone 156, aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (acesse aqui).

Nos casos em que há fios no chão, é necessário também registrar a ocorrência na Copel, que verificará se o fio está eletrificado. A comunidade deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados.