Cerca de 150 lojistas participaram, nesta quinta-feira, 31, do lançamento do InovaLoja, programa realizado em parceria pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), Sebrae/PR e Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC) para fomentar o comércio de rua. O evento de lançamento ocorreu na sede da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) e contou com a palestra “Transforme sua loja em um polo de atração na região central de Maringá”.
Para a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós, o programa representa uma oportunidade de alavancar as vendas. “Unimos parceiros para estimular os lojistas de rua a trabalhar os atrativos dos seus negócios e atender muito mais clientes. A participação impactará diretamente na saúde financeira das empresas. A ação é parte do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico de Maringá”, afirmou.
A secretária de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer, destacou que o grande objetivo é fortalecer as lojas de rua. “Este foi apenas o lançamento e já oferecemos uma palestra rica em conhecimento para os comerciantes. O programa contempla consultorias dentro da loja, atendimentos individualizados e outras ações que farão a diferença nos negócios”, explicou.
Wendell Gussoni, gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, frisou que o InovaLoja é uma iniciativa que valoriza o comerciante local e fortalece os pequenos negócios, que são a base da economia de Maringá. “Nosso papel é oferecer ferramentas e orientações práticas para que os lojistas dos bairros, com esta ação que começou no centro, tenham mais competitividade, se aproximem dos clientes e consigam inovar em seus processos de venda e gestão.”
Participações – O palestrante Leandro Branquinho compartilhou dicas de vendas e reforçou o objetivo de “ajudar as pessoas a atrair mais clientes para as lojas”. O empreendedor Rodrigo Grando, dono de uma lavanderia express, esteve presente. “Minha expectativa é agregar conhecimento e gerar boas ideias para que possamos inovar e oferecer sempre mais qualidade de acordo com o que o público de Maringá espera”, disse.
Edilaine de Lima, gerente de vendas de uma loja da cidade, destacou que “a ideia de fazer algo novo e de ter a oportunidade de melhorar daqui para frente é motivadora. São muitos fatores que ajudam a atrair clientes. Juntos, acredito que possamos fazer um bom trabalho”, completou.
Inscrições no programa – Nesta primeira edição do Programa, há 30 vagas para lojistas de rua do centro participarem dos atendimentos individuais. As ações incluem cliente oculto, diagnóstico do negócio e devolutiva com pontos de melhoria. O acompanhamento se estenderá por todo o segundo semestre. A participação é gratuita, sendo necessário se candidatar a uma vaga até o dia 8 de agosto (clique aqui).
Presenças – Participaram do lançamento do InovaLoja: a presidente do Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC), Micheli Carrashi; a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches; o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Dercílio Constantino; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e reitor do UniCV, José Carlos Barbieri; o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Amauri Donadon Leal; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Maringá, Denise Cossich; a representante da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Patrícia Saugo; e a presidente do Núcleo do Comércio do Centro, Jordana Silveira.