Kiev sofre maior ataque de drones desde o início da guerra horas após conversa entre Trump e Putin

Repórter Jota Silva
Kiev sofre maior ataque de drones desde o início da guerra horas após conversa entre Trump e Putin

Kiev foi alvo do maior ataque de drones desde o início da guerra, nesta sexta-feira (4), deixando pelo menos 23 pessoas feridas e causando danos generalizados em edifícios pela capital ucraniana. O bombardeio ocorreu horas depois de uma conversa por telefone entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, conforme informaram autoridades.


Madrugada de Terror e Destruição

As sirenes de ataque aéreo soaram do início da noite de quinta-feira até o amanhecer de sexta, acompanhadas pelo zumbido dos drones kamikazes e por estrondosas detonações. A Força Aérea da Ucrânia informou que a Rússia lançou um total de 539 drones e 11 mísseis. Famílias buscaram abrigo em estações de metrô subterrâneas, enquanto a fumaça pairava sobre o centro da cidade.

Moradores de um prédio de apartamentos danificado por um drone observavam a cena com desespero. “Acordei com o som de explosões, primeiro os drones Shahed começaram a zumbir e, em seguida, começaram as explosões”, relatou Maria Hilchenko, de 40 anos. “Depois, as pessoas começaram a gritar do lado de fora. As explosões dos drones não paravam.”


Zelensky Reage e Pede Mais Apoio

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que deve conversar com Trump ainda nesta sexta-feira sobre a guerra e a suspensão de algumas entregas de mísseis de defesa aérea pelos EUA, classificou o ataque como “maciço e cínico”. “Os primeiros alertas de ataque aéreo em nossas cidades e regiões ontem começaram a soar quase simultaneamente com publicações na imprensa, falando sobre uma ligação telefônica entre os presidentes Trump e Putin”, declarou Zelensky em uma publicação na plataforma X (anteriormente Twitter).

Ele acrescentou: “Mais uma vez, a Rússia está mostrando que não tem intenção de acabar com a guerra e o terror”, e apelou por maior pressão sobre a Rússia e mais equipamentos de defesa aérea.


Impacto e Danos Generalizados

As autoridades de Kiev afirmaram que o ataque danificou cerca de 40 blocos de apartamentos, infraestrutura ferroviária de passageiros, cinco escolas e jardins de infância, cafés e inúmeros carros em seis dos dez distritos da capital. A Polônia confirmou que a seção consular de sua embaixada no centro de Kiev também foi danificada, mas sem ferimentos aos funcionários.

O prefeito Vitali Klitschko informou, via Telegram, que 14 dos feridos foram levados ao hospital. A empresa ferroviária estatal ucraniana Ukrzaliznytsia reportou que o ataque forçou o desvio de vários trens de passageiros, causando atrasos. Danos foram registrados em ambos os lados do Rio Dnipro, que corta a capital, e a queda de destroços de drones provocou um incêndio em uma instalação médica no distrito de Holosiivskyi.

Os ataques aéreos russos contra Kiev, cidade com 3 milhões de habitantes, têm se intensificado nas últimas semanas, incluindo alguns dos mais mortais da guerra.

Siga Nosso Canal no WhatsApp!

Para não perder nenhuma novidade, siga nosso canal no WhatsApp e receba as atualizações diretamente no seu celular. CLIQUE AQUI!

Últimas Notícias

Compartilhe este artigo