Justiça prevalece: vereador Odair Fogueteiro (PP) tem vitória definitiva e se mantém no cargo

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) deu uma vitória definitiva e unânime ao vereador, que agora pode seguir seu mandato sem mais preocupações.

Carlos Jota Silva
Vereador Odair Fogueteiro (PP)

A perseguição política que o vereador Odair Fogueteiro (PP) enfrentou por anos, em uma tentativa clara de “puxar o tapete” e retirá-lo da vida pública, chegou ao fim. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) deu uma vitória definitiva e unânime ao vereador, que agora pode seguir seu mandato sem mais preocupações. A decisão, que reconheceu o recurso da defesa, garante a manutenção do cargo e de todos os seus direitos políticos.

Por unanimidade, os desembargadores da 4ª Câmara Cível acolheram a tese da defesa de Odair Fogueteiro, afastando qualquer risco de perda de seu mandato na Câmara Municipal de Maringá. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (2).

O processo teve início em 2006, quando uma ação pública acusou vereadores maringaenses de nepotismo por contratarem familiares em seus gabinetes. A defesa de Fogueteiro sustentou que a nova Lei de Improbidade Administrativa não prevê mais a perda de função pública ou de direitos políticos para esses casos.

O relator do agravo de instrumento, desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto, votou pelo acolhimento da tese defensiva, sendo acompanhado pelos demais membros da Câmara.

Em entrevista, Odair Fogueteiro expressou sua satisfação com a decisão: “Estou feliz, pois tenho certeza de que a Justiça foi feita. Sempre acreditei que a verdade iria prevalecer e que minha consciência estava limpa. Dedico essa vitória a todos que confiaram em nosso trabalho e nos elegeram para defender Maringá em mais um mandato.”

Odair Fogueteiro foi o vereador mais votado do Progressistas em 2024, com 2.391 votos. O primeiro suplente do partido, Onivaldo Barris, que obteve 1.696 votos, buscava na Justiça a execução da sentença de perda de direitos políticos contra Fogueteiro, em uma tentativa de assumir sua cadeira. Esse pedido foi derrubado de forma definitiva pela decisão do TJ-PR.

Entrevista Exclusiva

Em entrevista exclusiva ao repórter Jota Silva, o vereador Odair Fogueteiro, claramente emocionado, celebrou a vitória nos tribunais. “Oi, Jota, beleza, meu querido? Graças a Deus, o processo se encerrou hoje”, disse ele, referindo-se à absolvição unânime no caso de nepotismo que se arrastava por 20 anos.

O vereador expressou alívio com o fim do que chamou de “sofrimento de muitos e muitos anos“, e fez um desabafo sobre as tentativas de minar seu mandato. “Tentaram puxar meu tapete, achando que ia me derrubar, ia tomar meu mandato. Não precisa citar nome, mas meu Deus foi mais forte que tudo isso aí.” Ele encerrou a entrevista com uma nota de agradecimento: “Obrigado, tá? Deus te abençoe!”

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional - MTE Nº 0012600/PR
Seguir:
Minha rotina é transformar a curiosidade em informação de interesse público. Eu não apenas conto histórias; eu documento a realidade.