De acordo com a INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, nos próximos dias, um bloqueio atmosférico e uma intensa massa de ar quente vai ganhar força, provocando temperaturas elevadas, pelo menos, até o próximo fim de semana em grande parte do Brasil, incluindo áreas da Região Sul, desde o Paraná, passando por Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
A previsão, portanto, indica uma intensificação e prolongamento do calor, pelo menos, até o próximo domingo (24), em áreas da Região Sul.

Previsão do modelo Cosmo 7 km de temperaturas máximas para (a) às 15h (horário de Brasília) de quarta-feira (20); (b) às 15h (horário de Brasília) de sexta-feira (22) e (c) às 15h (horário de Brasília) de domingo (24).

Com a intensificação do bloqueio atmosférico, os fortes ventos que sopram de oeste para leste em altos níveis da atmosfera (figura 5), tecnicamente chamados de correntes de jato, também ganham intensidade e empurram as frentes frias para o oceano, deixando a instabilidade mais forte na altura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, as correntes de jato também delimitam o contraste térmico (frio ao sul dos fortes ventos e calor ao norte), favorecendo o bloqueio atmosférico.


Áreas com possível ocorrência de granizo (a) às 03h (horário de Brasília) de terça-feira (19); (b) às 18h (horário de Brasília) de terça-feira (19) e (c) às 18h (horário de Brasília) de quarta-feira (20).
Ao longo desta semana, os volumes de chuva esperados em parte do Rio Grande do Sul ficarão em torno dos 100 milímetros (mm), especialmente, no centro-sul do estado. De forma localizada, no sul gaúcho os totais de chuva podem superar os 150 mm nos próximos dias.

Veja mais detalhes no Inmet, clique aqui.
Saiba já:
- Paraná apresenta propostas para o próximo Plano Nacional da Pós-Graduação
- Ratinho Junior apresenta Paraná a lideranças da Câmara Britânica de Comércio e Indústria
- Sesa registra mais 149 casos de dengue no Paraná