Inmet alerta para temporais e forte onda de calor nas áreas na Região Sul do Brasil

Repórter Jota Silva
Por Repórter Jota Silva - Publisher - Jornalista | Registro Profissional - SIRPWEB: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Fonte: Inmet

De acordo com a INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, nos próximos dias, um bloqueio atmosférico e uma intensa massa de ar quente vai ganhar força, provocando temperaturas elevadas, pelo menos, até o próximo fim de semana em grande parte do Brasil, incluindo áreas da Região Sul, desde o Paraná, passando por Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

A previsão, portanto, indica uma intensificação e prolongamento do calor, pelo menos, até o próximo domingo (24), em áreas da Região Sul.

Previsão do modelo Cosmo 7 km de temperaturas máximas para (a) às 15h (horário de Brasília) de quarta-feira (20); (b) às 15h (horário de Brasília) de sexta-feira (22) e (c) às 15h (horário de Brasília) de domingo (24).

Água precipitável (sombreados azulados indicam alto conteúdo de umidade), linhas pretas (temperatura do ar em 1500 metros) para (a) às 15h (horário de Brasília) de quinta-feira (21) e (b) às 15h (horário de Brasília) de sexta-feira (24).

Com a intensificação do bloqueio atmosférico, os fortes ventos que sopram de oeste para leste em altos níveis da atmosfera (figura 5), tecnicamente chamados de correntes de jato, também ganham intensidade e empurram as frentes frias para o oceano, deixando a instabilidade mais forte na altura do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, as correntes de jato também delimitam o contraste térmico (frio ao sul dos fortes ventos e calor ao norte), favorecendo o bloqueio atmosférico.

A figura mostra as áreas com possível ocorrência de granizo (cores azuladas e esverdeadas no mapa) adaptado do modelo Cosmo, indicando maior risco para áreas do norte gaúcho, em Santa Catarina e sul do Paraná.

Áreas com possível ocorrência de granizo (a) às 03h (horário de Brasília) de terça-feira (19); (b) às 18h (horário de Brasília) de terça-feira (19) e (c) às 18h (horário de Brasília) de quarta-feira (20).

Ao longo desta semana, os volumes de chuva esperados em parte do Rio Grande do Sul ficarão em torno dos 100 milímetros (mm), especialmente, no centro-sul do estado. De forma localizada, no sul gaúcho os totais de chuva podem superar os 150 mm nos próximos dias.

Precipitação (chuva) acumulada em 120 horas (cinco dias) das 21h (horário de Brasília) de domingo (17) até as 21h (horário de Brasília) de sexta-feira (22), segundo o modelo Cosmo.

Veja mais detalhes no Inmet, clique aqui.

Saiba já:

  • Paraná apresenta propostas para o próximo Plano Nacional da Pós-Graduação
  • Ratinho Junior apresenta Paraná a lideranças da Câmara Britânica de Comércio e Indústria
  • Sesa registra mais 149 casos de dengue no Paraná

Saiba Já o Portal de Maringá e do Paraná