Governo do Estado dá aval para avanço da duplicação do Contorno Sul de Maringá

Saiba Já News Portal de Notícias
Governo do Estado dá aval para avanço da duplicação do Contorno Sul de Maringá Foto: Jonathan Campos/AEN

O Governo do Estado aprovovou o projeto executivo da duplicação do Contorno Sul de Maringá – avaliado inicialmente em R$ 450 milhões. Elaborado pela prefeitura, o documento foi validado tecnicamente pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), que autorizaram a continuidade do processo em uma reunião nesta terça-feira (24), em Curitiba, entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, e o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“Estamos falando de uma intervenção de grande porte, que vai resolver um gargalo histórico na entrada de Maringá e transformar a mobilidade da região. Com o projeto aprovado e o apoio técnico do Governo do Estado, a prefeitura está pronta para iniciar a licitação e garantir que essa obra saia do papel”, afirmou Ratinho Junior.

Com a aprovação técnica concluída, o processo entra agora na fase administrativa. A Prefeitura de Maringá trabalha na finalização dos documentos pendentes para, na sequência, abrir a licitação que vai definir a empresa responsável pela execução das obras. Todo o andamento será acompanhado pelo DER/PR, em modelo de cooperação entre Estado e município.

O encontro dá sequência ao anúncio realizado em 10 de setembro, quando o governador, autorizou, em Maringá, a celebração do convênio que destina R$ 450 milhões, a fundo perdido, para a duplicação dos 11,8 quilômetros do Contorno Sul. O investimento é o maior já feito pelo Estado em infraestrutura urbana na região Noroeste.

IMPACTO REGIONAL – O Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti) é um eixo estratégico para o trânsito de cargas e para o deslocamento entre Maringá e cidades como Sarandi, Paiçandu e Marialva. O trecho registra congestionamentos diários, sobretudo na rotatória de acesso à BR-376, além de acidentes recorrentes envolvendo veículos pesados provenientes do distrito industrial e da região de Campo Mourão e Cianorte.

O projeto aprovado prevê a duplicação completa do trecho entre a BR-376 e a PR-317, com a construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e vias marginais que vão organizar os acessos urbanos. Na área mais crítica — a rotatória da BR-376 — serão implantados um viaduto duplo e outras quatro estruturas, permitindo a separação dos fluxos de longa distância e do tráfego urbano.

TÉCNICA MAIS DURÁVEL – Assim como nas principais obras recentes executadas pelo Estado, a duplicação utilizará pavimento rígido em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o asfalto existente é reciclado como base. Esse sistema, no qual o Paraná é referência nacional, proporciona vida útil superior a 20 anos e reduz significativamente os custos de manutenção, além de oferecer melhor aderência e maior segurança em frenagens.

As vias marginais, acessos e alças de ligação serão executadas em pavimento flexível, garantindo integração com o tráfego local e melhorias na mobilidade interna da cidade. O projeto também abre novos acessos a importantes avenidas, como Guedner, Joaquim Moleirinho, Carlos Correa Borges e Carmen Miranda, reorganizando a circulação urbana.

PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião os secretários estaduais do Planejamento, Ulisses Maia; Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; e os deputados estaduais Soldado Adriano José, Delegado Jacovós, Evandro Araújo e Maria Victoria.

Vídeo

Fotos

Compartilhe este artigo