Lula fala para povo não comprar alimentos devido a alta nos preços

"...você desconfia que tal produto está caro, você não compra”. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro

Repórter Jota Silva
Por Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
2 Lidos

Na última terça-feira (4), o Banco Central comunicou que a situação da inflação a curto prazo continua desfavorável, com um aumento significativo nos preços dos alimentos, além de uma tendência de continuidade dessa alta no médio prazo.

Nesta quinta-feira, o presidente Lula (PT) jogou a responsabilidade aos brasileiros pelo descontrole econômico e incentivou a população a evitar a compra de produtos com preços elevados, como uma forma de pressionar pela redução dos custos alimentares e contribuir para o controle da inflação.

Durante uma entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, Lula declarou: “Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”.

Lula fez um apelo a consumidores para que trocassem itens mais caros por alternativas semelhantes com valores mais acessíveis. “Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, complementou o presidente.

Da mesma forma, durante a entrevista, Lula declarou que a questão da inflação dos alimentos será resolvida em breve. “Estou certo de que vamos solucionar esse problema em breve”, afirmou o petista.

O presidente do Brasil também ressaltou que o governo está em constante diálogo com empresários e ministérios envolvidos para buscar soluções.

“Estamos atuando, dialogando com empresários e aproveitando a expertise do Ministério da Fazenda, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário para encontrarmos maneiras de reduzir os preços”, comentou Lula.