O Governo do Paraná destina R$ 9,98 milhões a um projeto para promover a transformação digital e implementar soluções de inteligência artificial na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A parceria foi formalizada entre a PGE e a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) aconteceu nesta segunda-feira (21), durante a Semana Estadual de Inovação.
A PGE será equipada com infraestrutura tecnológica avançada, permitindo maior agilidade e eficiência em seus processos internos, além de melhorar o atendimento aos cidadãos. Responsável pela defesa judicial do Paraná e a consultoria jurídica à administração estadual, a Procuradoria Geral do Estado passará a contar com sistemas inteligentes que auxiliarão no processamento de dados e na elaboração de pareceres.
Historicamente, os órgãos de advocacia pública enfrentam desafios relacionados ao grande volume de processos, à complexidade das demandas e à necessidade de maior celeridade na sua atuação. A introdução de ferramentas integradas de trabalho com o uso da IA visa alterar a maneira como procuradores e servidores lidam com essas demandas, reduzindo erros humanos e aumentando a precisão e a rapidez na execução das suas tarefas diárias.
A adoção de inteligência artificial no serviço público tem como objetivo tornar a administração pública mais eficiente e transparente. Entre as ações previstas, estão a simplificação de procedimentos para reduzir a burocracia e acelerar a tomada de decisões de gestores públicos.
O secretário de Inovação, Alex Canziani, destacou que o uso de IA na PGE é apenas uma das várias ações que estão sendo implementadas para melhorar os serviços prestados pelo governo estadual, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente à sociedade. O investimento faz parte de um conjunto de medidas voltadas à modernização administrativa, com foco no fortalecimento da inovação em diferentes áreas do governo. Recentemente, o Estado anunciou o plano de diretrizes de inteligência artificial na administração pública .
“Essa iniciativa pioneira trará reflexos significativos para a população, não apenas para a PGE, mas para o Estado como um todo”, afirmou Canziani. O secretário lembrou que, desde o início da atual gestão, a demanda por inovação na PGE foi destacada como essencial. “Esse projeto transformará a PGE e impactará diretamente o Estado, avançando no uso de inteligência artificial para melhorar a gestão pública.”
O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, explicou que a iniciativa não se limita à inteligência artificial, mas também envolve a modernização da infraestrutura tecnológica da PGE. “Lançaremos um edital para aquisição de IA, e todos os procuradores serão capacitados para utilizar essa ferramenta, que facilitará a análise de documentos enviados à Procuradoria”, comentou. Ele também mencionou que a integração do sistema do Paraná com o sistema unificado federal permitirá um avanço estratégico, colocando o Estado à frente de outros entes federativos.