Isso Facilita: confira cinco dicas de como manter a cozinha limpa e organizada

Independente do tamanho, o uso constante e permanência no ambiente podem trazer desorganização

5 Lidos
Cozinha. Foto: Freepik

Para quem gosta de uma casa bonita e organizada, alguns cômodos são mais coringas que os demais, como a cozinha, que geralmente é muito frequentada na casa e merece atenção especial. Independente do tamanho, o uso constante e permanência no ambiente podem trazer desorganização, o que, por sua vez, pode torná-la não tão prazerosa quanto realmente poderia ser. Valdir Camargo, especialista em limpeza da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, listou 5 dicas importantes para manter a ordem na cozinha e deixá-la arrumada no dia a dia. 

Parece que eu vi um pratinho na pia, hein!

Comece sempre com o que está mais visível no ambiente, como as louças. O ideal é que a louça seja lavada imediatamente após seu uso, mas se não for possível, molhe as louças passando embaixo da torneira e, se estiver engordurada, coloque um pouquinho de detergente também e um pouco de água morna. Isso irá ajudar muito quando chegar o momento derradeiro. Depois de lavar a louça é só deixar secar no escorredor ou adiantar o processo com um pano seco.

Atenção especial para os armários

Os organizadores têm papel fundamental para manter a arrumação do armário e podem ser usados, por exemplo, com os mantimentos. Neste caso, separe-os por categorias e mantenha o que mais se usa no dia a dia por perto. “Outra dica para os armários é deixar as louças juntas caso sejam iguais e as peças maiores ao fundo, para criar harmonia na organização. Além disso, guarde as panelas menos usadas e use porta-talheres de gaveta, pois isso vai facilitar bastante”, revela Valdir.

Limpar o micro-ondas e eletrodomésticos

Os eletrodomésticos ficam sempre à vista e precisam de atenção na limpeza para manter a harmonia visual da cozinha. Antes de realizar qualquer limpeza em eletrodomésticos verifique se estão desligados da tomada. “Tire as partes removíveis e que não tenham nenhum componente eletrônico, como a jarra do liquidificador, o prato de vidro do micro-ondas, etc. Pegue uma esponja ou pano macio umedecido com um pouco de detergente ou sabão neutro e limpe o aparelho, com um pano umedecido em água limpa retire o excesso de produto e, se necessário, seque com um pano seco. Já para a parte eletrônica do aparelho, utilize apenas um pano seco ou papel toalha”, explica o especialista em limpeza. 

Atenção! Não se esqueça do lixo

Ao final de qualquer limpeza é necessária a retirada do lixo acumulado. Vale lembrar que a separação correta ajuda o meio ambiente e facilita o trabalho dos coletores, por isso, o lixo orgânico sempre é separado do reciclável. Caso quebre algum prato ou copo, Valdir sugere embalar bem o material e sinalizar o que contém dentro, para garantir a segurança de quem for fazer a coleta e reduzir possíveis acidentes.

Serviço de limpeza especializado

“A ajuda profissional para a limpeza pesada do ambiente também é uma ótima opção. Dessa forma toda a limpeza geral é feita de forma especializada e fica para os moradores somente a manutenção e organização. Esse tipo de serviço é recomendado para qualquer ambiente”, reforça a profissional.

Sobre a Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de franquias de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 70 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 450 unidades, oferecendo serviços de limpeza residencial, limpeza empresarial, passadeira, limpeza pós-obra e sanitização. Saiba mais aqui.

Veja também:

Compartilhe este artigo