Cardápio vegano ganha espaço na culinária japonesa

Opções que não levam ingredientes de origem animal chamam a atenção do consumidores e agradam os paladares

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos

Cardápio vegano | No Brasil, o mercado de comida vegana segue aquecido. Apesar do setor não ter pesquisas recentes, o último levantamento realizado pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em 2021 mostrou que 46% dos brasileiros optaram por, ao menos uma vez na semana, deixar de comer carne. Desta forma, as cozinhas se adaptam para atender o cardápio mais diverso, que contemplem veganos e vegetarianos. É o caso, por exemplo, da Home Sushi Home, rede de delivery de comidas orientais e havaianas, que oferece pratos japoneses à base de plantas como opção para a hora de comer. 

Segundo Amauri Sales, fundador e CEO da Home Sushi Home, os consumidores passaram a procurar outros tipos de refeições alternativas aos produtos de origem animal, seja pela preferência alimentar ou para experimentar novos sabores. “A comida japonesa é um dos pratos mais pedidos pelos brasileiros e por estar tão presente entre as escolhas gastronômicas, precisamos sempre inovar, trazendo opções para todos os clientes”, afirma. 

Para atender essa demanda, a rede conta com oito pratos vegetarianos, pensados exclusivamente para quem deseja consumir a comida japonesa, com receitas originais, mas que tem legumes na composição para substituir itens de origem animal no preparo. “Hoje, um dos nossos pilares é levar o sabor da cozinha japonesa para todos os clientes, integrando ingredientes que ofereçam uma experiência saborosa para qualquer pessoa que procura vivenciar as características da culinária japonesa com a originalidade dos pratos mas livre de crueldade animal”, comenta o executivo. 

Conheça abaixo alguns dos pratos japoneses veganos da Home Sushi Home:

Combinado Home Vegan Home
Com 22 peças, o combo traz niguiri de brócolis, niguiri  de berinjela empanada, hot roll vegano (feito de arroz empanado, recheado com pasta de abacate e cenoura e finalizado com cebolinha), uramaki de abacate com alho poró (roll de arroz recheado com abacate, cenoura e alho poró frito, finalizado com crispy de couve folha), joe de cenoura e repolho roxo e joe de pepino e shimeji.

Harumaki de Legumes
O tradicional rolinho primavera é feito com massa de harumaki recheada com legumes.

Hot roll vegano 
Já este prato leva roll de arroz empanado recheado com pasta de abacate e cenoura, finalizado com cebolinha.

Uramaki de abacate com alho poró (vegano)
Roll de arroz recheado com abacate, cenoura e alho poró frito, finalizado com crispy de couve folha.

Todas essas opções e outros sabores vegetarianos estão disponíveis nas lojas Home Sushi Home em mais de 16 estados ao redor do país. Para maior comodidade dos clientes, os pedidos individuais e combinados podem ser feitos diretamente no site da marca ou nos aplicativos parceiros. 

Sobre a Home Sushi Home

A Home Sushi Home, fundada em 2016 em João Pessoa (PB) pelos sócios Amauri Sales de Melo e Bartolomeu Ferreira, proporciona a melhor experiência da culinária oriental e havaiana no conforto do lar por meio de um atendimento personalizado e com um cardápio que segue as maiores tendências da gastronomia. Com a operação gerenciada em dark kitchens, a rede ainda tem as marcas Mangu Shoyu e HotChop. No franchising desde 2019, a rede conta com mais de 22 unidades em operação e pretende chegar a 40 unidades em 2023. Para mais informações, saiba mais.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.