O presidente francês Emmanuel Macron disse neste domingo (9) que dissolveria o Parlamento e convocaria novas eleições legislativas no final deste mês, depois de ter sido derrotado nas eleições europeias pelo partido de direita de Marine Le Pen (chamado de extrema-direita pela esquerda).
Macron afirmou que os resultados foram um desastre para seu governo e que ele não poderia fingir ignorar. Em uma aposta política de alto risco, menos de dois meses antes de Paris sediar os Jogos Olímpicos, ele disse que as eleições para a Câmara seriam convocadas para 30 de junho, com uma votação de segundo turno em 7 de julho.
A decisão inesperada de Macron pode deixá-lo em uma posição quase impotente se o partido National Rally (RN) de Le Pen obtiver a maioria parlamentar. Liderado por Jordan Bardella, de 28 anos, o RN obteve cerca de 32% dos votos na votação de domingo do Parlamento Europeu, mais do que o dobro dos 15% da chapa de Macron, de acordo com as primeiras pesquisas de boca-de-urna. Os socialistas ficaram a um passo de Macron, com 14%.
Nikolas Ferreira
“Nós vamos tomar de volta nosso país também.” Publicou o Deputado Federal Nikolas Ferreira na rede X.
Nós vamos tomar de volta nosso país também. https://t.co/3vlP3n7lsc
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 9, 2024
Carlos Jordy
“Urgente! Macron sofre derrota histórica na França e dissolve Parlamento convocando novas eleições.” Publicou o Deputado Federal Carlos Jordy, reeleito pelo RJ / Pré-candidato a Prefeito de Niterói.
Urgente! Macron sofre derrota histórica na França e dissolve Parlamento convocando novas eleições. pic.twitter.com/sh23pETuK5
— Carlos Jordy (@carlosjordy) June 9, 2024
Repercussão
🚨AVANÇO DA DIREITA: Partido de Le Pen obteve mais de 90% dos votos nos municípios da França
Eleições europeias são marcadas pelo avanço estrondoso da direita. pic.twitter.com/NP1kJ0EE5A
— Meio Independente (@meioindep) June 9, 2024
França 🇫🇷 comemora a vitória da direita no parlamento europeu. O partido de Marine Lepen teve mais que o dobro de votos que o partido de Macron, que está apavorado e dissolveu o parlamento francês hoje. pic.twitter.com/4rbnGnSh7P
— Mariana Eustáquio (@mveustaquio) June 9, 2024
O Macron literalmente dando um golpe de Estado na França como se fosse algo super normal:
pic.twitter.com/BV2hOX5ky4
— Como Tanka o Bostil? (@Como_Tanka) June 9, 2024