A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Sarandi, segue com a vacinação contra covid e gripe. Mesmo após o fim da campanha nacional contra a gripe organizada pelo Ministério da Saúde e encerrada no dia 30 de junho, o município continua com a aplicação do imunizante, considerando a disponibilidade de doses.
Desde o início da campanha de imunização contra gripe, em março, o município aplicou estratégia descentralizada, de forma a levar a vacina até o público-alvo. Duas unidades de saúde funcionaram até às 20 horas, revezando-se às terças de cada semana, e a vacina foi levada às grandes empresas. Nessas ações, também foram ofertadas vacinas contra covid.
Na última terça, 25, a vacinação se concentrou no centro da cidade, com estrutura montada na praça da matriz que ofertou vacina contra gripe e covid das 8h30 às 16 horas. Mesmo com todo esse esforço, o índice vacinal, ou seja, o público alcançado, ainda está distante da meta de 80% recomendada pelo Ministério da Saúde, no caso da vacina contra gripe.
- Encerra na segunda-feira, 1° lote de inscrições para o maior evento de infraestrutura do País
- Nasa quer ampliar parceria com Brasil no monitoramento do desmatamento da floresta amazônica
- Prefeitura de Maringá emite comunicado sobre a Covid-19
Avaliação de Márcio Manoel de Souza, secretário de Saúde de Sarandi
O secretário de Saúde de Sarandi, Márcio Manoel de Souza, avalia que o esforço contribuiu para avançar no percentual, mas reconhece que ainda está longe da meta estabelecida. “Aplicamos a estratégia que consideramos adequada, descentralizando a vacinação, mas em nosso município repete-se um cenário comum a outras cidades”, afirma.
A resistência também alcança outras vacinas, aquelas consideradas de rotina, como poliomielite, febre amarela e tétano, entre outras. Nesses casos, o índice é mais positivo, como cerca de 80% do público alcançado, quando a meta do Ministério da Saúde é entre 90% e 95%. “Mas vamos persistir na estratégia de estimular a vacinação”, afirma Márcio Manoel.
A partir de 1º de agosto, a Secretaria da Saúde de Sarandi seguirá com a campanha de vacinação em horário estendido até às 20h. Será todas às terças, alternando entre a UBS Independência e UBS Flores. O diferencial é que, nesta ação, além dos imunizantes contra gripe e covid, também serão aplicadas as vacinas de rotina. Para crianças a partir dos 6 meses de idade, o imunizante contra a gripe está disponível em todas UBS’s.
Importante lembrar que os imunizantes de rotina estão disponíveis em todas UBS’s em período integral de funcionamento das unidades. ‘’Todo imunizante que deixa de ser aplicado causa diminuição da cobertura, resultando em queda na proteção coletiva. Como exemplo, podemos analisar os registros recentes de casos de poliomielite e sarampo’’, afirma Stephanie Barbão, diretora da Central de Vacinas.
Sobre a importância das vacinas na saúde coletiva, é importante destacar que, com o desenvolvimento dos imunizantes, a expectativa de vida da população registrou um aumento de quase 30 anos. A explicação está no fato de haver redução nos casos de morte causadas por doenças infecciosas preveníveis por vacinas, como apontam dados da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm).