Maringá inova e realiza primeiro campeonato de jogos eletrônicos; inscrições estão abertas

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos

Garantir momentos de lazer e diversão para a comunidade é compromisso da gestão municipal. Em comemoração ao aniversário de 77 anos de Maringá, celebrado em maio, a Prefeitura inova e realiza o primeiro campeonato de jogos eletrônicos. O ′Maringá Good Game′ reunirá jogadores de todo o Paraná em um momento único de estratégia, trabalho em equipe e paixão por games. Inovadora, a Prefeitura de Maringá será a primeira do Paraná a realizar um torneio de e-sports.

As inscrições para o ′Maringá Good Game′ são gratuitas e já estão abertas. Os interessados devem se inscrever pela internet (clique aqui para acessar) até 23 de abril ou até o preenchimento de todas as vagas. Poderão participar do torneio jogadores com mais de 16 anos e de todo o Paraná. O game escolhido para a primeira edição do torneio foi o CS2, considerado um dos maiores esportes eletrônicos do mundo e que envolve estratégia, ação e trabalho em equipe. 

Os interessados devem inscrever times com até sete jogadores, sendo cinco jogadores, um coach e um reserva. Para os menores de 18 anos será necessário apresentar autorização dos pais. As vagas são limitadas e o campeonato reunirá 32 times. A primeira fase da competição começará em 24 de abril e será online. A final será presencial, em 11 de maio, no estande da Prefeitura na Expoingá. 

O ′Maringá Good Game′ é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes. As equipes vencedoras receberão troféu e medalhas. Clique aqui e confira o regulamento da competição.  

“O campeonato de jogos eletrônicos marca os 77 anos de Maringá e reforça como nossa cidade está conectada ao que há de mais inovador. Além de marcar o protagonismo de Maringá, o torneio vai atrair participantes da cidade e de diversos municípios do Paraná, o que garantirá visibilidade ao nosso município, estímulo à economia local e momentos de lazer e diversão para a comunidade”, afirma o prefeito Ulisses Maia. 

Muito além do entretenimento, e-sports movimentam a economia 

O e-sports, termo que vem do inglês e é utilizado para definir a modalidade competitiva de jogos virtuais, cresceu e se popularizou nos últimos anos, com impacto no desenvolvimento tecnológico e econômico. Apenas neste ano, a estimativa é que o mercado global de jogos gere US$ 189,3 bilhões, de acordo com levantamento da Newzoo, empresa mundial especializada em dados de jogos eletrônicos.

O Brasil já é considerado o quinto maior mercado de games do mundo, de acordo com a Newzzo. No país, três a cada quatro brasileiro jogam games, o que representa 74,5% da população. Os dados são da Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Os jogos eletrônicos vão além do entretenimento, com uma vertente educativa e profissional crescente, que inclui a criação de cursos e programas de capacitação em desenvolvimento de jogos, gestão de comunidades online, entre outros.

A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, explica que a realização do ′Maringá Good Game′ reforça a identidade cultural contemporânea e a posição de destaque dos jogos eletrônicos no cenário mundial. “A gestão municipal tem o compromisso de promover eventos diversos para toda a comunidade. O campeonato de e-sports é mais uma dessas ações, que reconhece e valoriza as pessoas que gostam de games. A iniciativa também envolve, principalmente a juventude, em atividades de lazer e diversão”, afirma.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.