De acordo com o médico da equipe brasileira, Rodrigo Lasmar, o atacante Neymar não conseguirá se recuperar a tempo da cirurgia no joelho para participar da Copa América do próximo ano.
O principal jogador do Brasil passou por uma operação no mês passado após sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo durante um jogo da seleção em outubro.
Lasmar, que realizou a cirurgia, afirmou que a previsão é que o jogador de 31 anos não esteja em condições físicas adequadas até agosto e que eles não planejam apressar o processo de recuperação para que ele possa disputar o torneio que ocorrerá de 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos.
“É muito cedo. Não adianta tentar acelerar a recuperação e correr riscos desnecessários”, disse Lasmar à Rádio 98 FM.
“Nossa previsão é que ele esteja pronto para retornar no início da temporada de 2024 na Europa, ou seja, em agosto. É necessário ter paciência. Falar sobre um retorno antes de nove meses é prematuro. É extremamente importante respeitar o tempo biológico, o tempo necessário para que o organismo integre esse ligamento. Esperamos que, após esse período, ele esteja recuperado em pleno vigor”, acrescentou.
Neymar assinou contrato com o Al-Hilal, time da Saudi Pro League, em agosto, mas o ex-jogador do Santos, Barcelona e Paris Saint-Germain disputou apenas cinco partidas devido a lesões musculares.
O Brasil foi sorteado no Grupo D da Copa América, ao lado de Colômbia, Paraguai e o vencedor do confronto entre Honduras e Costa Rica.