O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), liberou esta semana a passagem inferior da trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande, em Guarapuava, na região Centro-Sul. Esta conexão entre vias municipais passa sob BR-277, e é parte da obra de duplicação da rodovia.
Com cerca de 96% dos serviços executados, o DER/PR permanece trabalhando na conclusão dos acessos às vias marginais, além de finalização de serviços nos espaços fora das pistas, como implantação de dispositivos de drenagem superficiais e o enleivamento, que é o plantio de grama. Devido às chuvas constantes dos últimos meses prejudicando o andamento, estas atividades estão demorando mais tempo que o previsto, e devem ser concluídas no início do ano.
A obra contemplou duas novas pistas na BR-277 em cada sentido, entre os km 345 e km 349, com faixas de segurança com barreiras de concreto New Jersey e acostamentos externos, já liberadas ao tráfego de veículos no início de julho.
- Avança a instalação de canteiros da obra da ponte Guaratuba-Matinhos
- No Vale do Ivaí, PR-445 terá bloqueios de 21 a 24 de novembro em trecho da obra de duplicação
Paralelamente ao trecho de duplicação foram implantadas uma via marginal direita e uma marginal esquerda, onde a maioria dos serviços remanescentes está concentrada.
No mesmo contrato foram executadas ainda, além da trincheira já mencionada, uma trincheira na Avenida Professor Pedro Carli, uma trincheira para acesso ao Aeroporto Municipal, a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e adequação das suas alças de acesso, três pontes no km 345,5, duas passarelas e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.
A duplicação da BR-277 em Guarapuava é uma demanda histórica da região, beneficiando mais de 200 mil pessoas e dando fim ao antigo problema de congestionamento no perímetro urbano do município. O investimento é de aproximadamente R$ 100 milhões.
Veja todas as fotos, clique aqui.