Três tripulantes de um helicóptero que estava desaparecido no estado foram encontrados com vida, informou o governo do Amapá. Os sobreviventes foram localizados na manhã deste sábado (19) pela equipe de salvamento em uma região de mata fechada após emitirem sinal de fumaça, emitindo o pedido de socorro, com a aeronave que fazia as buscas pela manhã.
Foram encontrados o engenheiro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), José Francisco Vieira, o comandante da aeronave, Josilei Gonçalves de Freitas, e o mecânico Gabriel de Assis.
O helicóptero prestava serviços para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e realizava a inspeção de pistas de pouso na Terra Indígena Parque do Tumucumaque.
- Projeto Falcão: Helicópteros superequipados reforçam policiamento do Paraná
- FGTS Digital vai substituir o atual sistema de dados do Fundo de Garantia, entenda
Helicóptero apresentou problemas técnicos
Na quarta-feira (16), o grupo decolou às 12h de uma base localizada no parque e deveria ter chegado às 14h, em Macapá. No entanto, o helicóptero apresentou problemas técnicos.
Por volta das 9h deste sábado, os tripulantes foram vistos perto de um rio. O local fica a 70 quilômetros de Pedra Branca do Amapari. A cidade está a 180 quilômetros da capital, Macapá.
A operação de salvamento está em andamento e conta com auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB). Os sobreviventes serão levados para Macapá, onde receberão atendimento médico.
Governador do Amapá
O governador do Amapá, Clécio Luís, que desde o ocorrido, acompanha a operação de salvamento realizada pelas equipes do Amapá e Pará, que estava no hangar das aeronaves do governo e do GTA, prontamente foi comunicado.
“A nossa felicidade deste sábado é saber que todos estão bem, estão com vida, tranquilizando os familiares, amigos e companheiros de trabalhos, dos três tripulantes. Já entrei em contato com o governador Helder, do Pará, para a realização do salvamento. Está saindo uma aeronave de Tiriós e outra daqui de Macapá, até o local, para fazer o resgate. Nós vamos aguardá-los com todo aparato necessário, equipe médica e ambulância”, enfatizou o governador, que parabenizou a atuação das equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá e do Pará na operação.