O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse hoje (12) que está previsto um novo leilão do arroz, com data ainda a ser confirmada. Desta vez, a Central Nacional de Abastecimento (Conab) vai ter a atribuição de cadastrar e habilitar os vendedores interessados no processo. O leilão anterior foi cancelado, segundo o ministro, porque a metologia escolhida não se mostrou eficiente.
“A Conab usou um método tradicional, que usa aqui dentro para comprar milho de produtores e o vender para granjas e fornecedores. A metodologia não se mostrou eficiente. Havia prerrogativa no edital que a bolsa cadastrasse os possíveis interessados. Isso causa ao governo e ao mercado uma surpresa, de saber quem operou só depois de o leilão acontecer. Não temos compromisso com o erro, Achamos melhor cancelar o leilão. Tivemos bons players que participaram. Outros, temos dúvidas da capacidade de cumprir aquilo que arremataram. A Conab vai trazer para si esse cadastro, a habilitação dos players, para termos um leilão mais eficiente e efetivo. E cumprir o papel de não deixar faltar arroz para a população brasileira com preço equilibrado”, disse o ministro.
Carlos Fávaro também criticou comportamento de parte da indústria do arroz que, segundo ele, quer promover um movimento especulativo no preço do produto e lucrar com a tragédia.
- Após Gaeco afastar assessor de vereador em Maringá, Partido Liberal determina afastamento do presidente do PL de Sarandi
- Dengue: Estado registra mais 17.768 casos e 35 óbitos
“´É fato que estamos diante de um momento excepcional. Reconhecemos que a safra brasileira é mais ou menos suficiente para a demanda brasileira. Portanto, não faz sentido nenhum, ao final da safra, no momento em que os estoques estão postos, ter aumento de preços exacerbados como tivemos. Logo após a tragédia, 30% a 40% de aumento. Se eu concordo com o fundamento dos produtores da indústria gaúcha, de que a safra é mais ou menos suficiente, podem faltar 500 ou 600 mil toneladas. E se faltar, vai ser lá na entressafra, não no momento em que acabou a safra”, disse Fávaro.
O ministro participa do FII Priority Summit, encontro no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, entre empresários e líderes políticos. No evento, Fávaro revelou que ainda neste mês deve ser finalizado o novo plano Safra.
“Vamos terminar nos próximos 15 ou 20 dias, e anunciar o novo plano Safra. O governo Lula se comprometeu que faria, como aconteceu nos governos anteriores dele, planos sucessivos, um maior que o outro. Então, estou adiantando aqui para vocês que será um plano Safra maior este ano”, disse Fávaro.
Fonte: Com informações da Agência Brasil
Repercussão do primeiro leilão do arroz
Curioso ou criminoso?
Lula comprou 263 mil toneladas de arroz no leilão de ontem e, pasmem, nenhuma empresa vencedora é tradicional do ramo de arroz, pelo contrário, são registradas em áreas extremamente diferentes, como locação de veículos, sorveteria, produção de queijo e ⬇️ pic.twitter.com/47KWUPwpv6
— Carol De Toni (@CarolDeToni) June 7, 2024
Urgente: Leilão do arroz é cancelado! pic.twitter.com/7nPsYmKNDP
— Cleitinho (@cleitinhotmj) June 11, 2024
Leilão de arroz fraudulento.
Ministro sendo indiciado pela PF.
Governo insiste num novo leilão. Ministro segue no cargo.
O Brasil voltou… a ser o paraíso da corrupção. pic.twitter.com/w9wwmOVVZj
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) June 12, 2024
Pra cima deles @deputadozucco CPI do ARROZ 🍚 JÁ pic.twitter.com/rx4gnp3umM
— 🇧🇷 VLOGDOLISBOA (@VlogdoLisboa) June 11, 2024
VITÓRIA! Leilão do arroz eleitoral Tia Janja anulado! pic.twitter.com/vtTBf3sv7s
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) June 11, 2024
Não interessa? É assim que esse governo trata os brasileiros? Onde está a transparência? Por esses e outros motivos, nós vamos sim, avançar com a CPI do Arroz! pic.twitter.com/QrKaoVlESy
— Zucco (@deputadozucco) June 11, 2024
LULINHA DO AMOR VENCEU CANCELOU LEILÃO DO ARROZ, APÓS POSSIBILIDADE DE CPI PRA INVESTIGAR SUSPEITA DE IRREGULARIDADES NUM LEILÃO ORGANIZADO PELO GOVERNO FEDERAL! pic.twitter.com/q3xP58VjHZ
— Pilhado (@opilhado) June 11, 2024
O arroz "chinês" nem chegou, e já estão boicotando… pic.twitter.com/Sirx5OjRqp
— MSP-Brasil (@mspbra) June 7, 2024
Tem coisa muito estranha nesse leilão do arroz do PT… pic.twitter.com/dSjHnAJaqO
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) June 7, 2024
Você é a favor da CPI do arroz? Os brasileiros precisam de respostas. pic.twitter.com/QkCxMduC0u
— Felipe D'Avila (@fdavilaoficial) June 12, 2024
Salvem-se quem puder!
As ratazanas do comunismo petista fogem do navio e abandonam carga de arroz de quinta, contaminados com agrotóxicos. pic.twitter.com/JEE6xdPVev
— Ercio Santos – Bolsonaro (@Ercio_Santos) June 12, 2024
Cristiano Beraldo comenta o escândalo que fez com que o governo suspendesse o leilão de arroz: “Essa história não se sustenta”.
📺 Confira na JP News e Panflix 👉 https://t.co/MQxpdKQiiq #OsPingosNosIs pic.twitter.com/iQlh9qIJ9j
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) June 11, 2024
Uma coisa é certa: Se não fossem as redes sociais para denunciar o suposto esquema, Lula e a trupe do PT importaria arroz superfaturado com agrotóxicos proibidos no Brasil!
Continuemos atentos e vigilantes! pic.twitter.com/EyR0yyk67s
— Gil Diniz (@carteiroreaca) June 11, 2024