O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta 4ª feira que o Brasil derrotou a ditadura e o bolsonarismo em discurso na abertura do 59° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.
Barroso foi vaiado por estudantes e duramente criticado por políticos Brasil afora e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. A fala ganhou grande repercussão, o STF chegou a tentar esclarecer a fala de Barroso em Nota Oficial à imprensa.
Entretanto na tarde desta quinta-feira, 13/07/2023, por volta das 16h38, diante da repercussão negativa, o próprio Luís Roberto Barroso, publicou uma Nota Oficial de Retratação divulgada pelo site do STF para tentar esclarecer a sua fala infeliz.
Nota oficial do Ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do STF no exercício da Presidência:
Na data de ontem, em Congresso da União Nacional dos Estudantes, utilizei a expressão “Derrotamos o Bolsonarismo”, quando na verdade me referia ao extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria. Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-Presidente nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é perfeitamente legítima. Tenho o maior respeito por todos os eleitores e por todos os políticos democratas, sejam eles conservadores, liberais ou progressistas.
Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-Presidente nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é legítima. Tenho o maior respeito por todos os eleitores e por todos os políticos democratas, sejam eles conservadores, liberais ou progressistas.
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) July 13, 2023
Saiba mais:
- Em nota à imprensa, STF tenta esclarecer fala de Barroso, vaiado em congresso da UNE