Um grupo com dezenas de sem-tetos denominados Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocuparam um de conjunto de prédios abandonados na avenida Independência, 1850, na cidade de Paiçandu, na região metropolitana de Maringá no Paraná, nessa quinta-feira, dia 05 de janeiro de 2023.
De acordo com interlocutores, o grupo é composto por mais de 100 famílias. O local ganhou várias faixas com o novo nome do empreendimento: “Acampamento Dom Hélder Câmara”.
O Condomínio Residencial Golden Ville Residence, assim é composto por um conjunto de quatro blocos. São 240 unidades habitacionais, financiadas com recursos públicos, enquadradas no programa Minha Casa Minha Vida, que não foram concluídas.
O que diz os sem-tetos:
De acordo com o Movimento, o empreendimento estaria abandonado há mais de 10 anos pela Construtora Cantareira, ligada ao ex-deputado federal Edmar Arruda. Assim também, os contratos com as famílias foram cancelados e o dinheiro investido por eles ainda não teria sido devolvido.
Entretanto, ainda não se tem uma ideia de quantos apartamentos foram ocupados. Entretanto, recentemente a Prefeitura de Paiçandu, preocupada com o abandono da obra, ensaiou tratar do assunto junto ao governo federal.
De acordo com populares a ocupação pode ter decorrido motivada pela posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista é impatizante aos movimentos; MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e MTST -Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.
De acordo com os ocupantes “há um deficit habitacional no país que atinge cerca de 6 milhões de famílias e mais de um milhão de famílias estariam vivendo sob viadutos nas grandes metrópoles e a ocupação seria uma questão de Justiça Social”.
Assista:
Galeria de imagens:
Leia também:
- Quem fizer algo errado será demitido, afirma Lula
- Ministro Luiz Marinho recua de ideia de fim do saque-aniversário do FGTS
- Simone Tebet quer dar visibilidade aos invisíveis, pobres e LGTBQIA+
- Ministro da AGU visita STF para alinhar poderes em “Defesa da Democracia” contra a desinformação
- Mandado do prisão de Alexandre de Moraes contra ele mesmo será investigado pela PF a pedido do CNJ