Esta quarta-feira começa com instabilidades devido à passagem de uma frente fria pelo estado do Paraná. Na terça-feira, chuvas e temporais atingiram a faixa oeste, acompanhados de raios. Durante a madrugada, a região ainda registrou chuvas intensas e novos temporais. No decorrer do dia, a tendência é de que a precipitação avance para áreas centrais e leste, perdendo força gradativamente.
Além disso, são esperadas rajadas de vento moderadas, podendo ser mais intensas em regiões como a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Com a chegada da frente fria e a influência de uma massa de ar polar, as temperaturas terão um declínio significativo ao longo do dia. Os termômetros devem marcar valores abaixo de 10 °C em quase todo o estado, podendo atingir mínimas de 2 °C a 3 °C em municípios das regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste.
Próximas 48 horas
Na quinta-feira, o tempo firme volta a predominar devido à entrada de uma intensa massa de ar frio e seco. Esse sistema reforça o resfriamento e mantém uma pequena variação térmica entre as mínimas e máximas, especialmente na metade sul do Paraná. Há risco de geada fraca e pontual em várias áreas do estado, embora os ventos do quadrante sul possam dificultar a formação de geada generalizada.
Mesmo com o tempo estável, chuvas fracas ou chuviscos podem ocorrer nas regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do estado. Além disso, áreas próximas à divisa com Santa Catarina podem registrar, ainda que de forma isolada, episódios de chuva congelada.
Com a chegada do frio intenso, a recomendação é para que a população se mantenha aquecida e fique atenta às mudanças bruscas de temperatura.
Fonte: Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR


