A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), inicia um rodízio de equipamentos de monitoramento de velocidade (radares de trânsito) em pontos estratégicos da cidade. O objetivo da ação é promover a educação no trânsito e prevenir acidentes.
Equipamentos de medição com função fiscalizatória e displays eletrônicos com caráter educativo serão remanejados para novos locais periodicamente. Essa medida, de caráter educativo e preventivo, visa aumentar a segurança viária.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, a escolha dos pontos de instalação é feita a partir de análises técnicas que consideram fatores como excesso de velocidade e o número de acidentes, incluindo locais com registro de mortes. “Não se trata da instalação de novos equipamentos, mas do remanejamento de alguns já existentes, como parte da estratégia da Semob para promover a segurança no trânsito”, explicou Brito.
Atenção: Os equipamentos só entrarão em funcionamento com a readequação da sinalização e a aferição com laudo técnico, processo que leva cerca de 30 dias após a instalação. Durante esse período de implantação, não haverá aplicação de multas. O motorista será informado sobre o processo por meio de placas no local.

