A ilha de Chipre, no Mar Mediterrâneo, entre a Europa, África e Ásia, é o destino da próxima missão internacional do Governo do Estado. A Invest Paraná, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), participa na próxima semana da Commodity Supply Chain Conference 2024, conferência que busca promover práticas sustentáveis e inovadoras na cadeia de suplementos do mercado de commodities.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da agência, Giancarlo Rocco, vão apresentar o potencial do Paraná na produção de alimentos e bebidas. A Invest Paraná também vai buscar novos mercados para indústrias paranaenses e terá um estande na feira para expor produtos feitos no Paraná, levando na bagagem amostras de mercadorias de mais de 10 empresas do Estado.
Também está prevista a assinatura de um memorando de entendimento com a Invest Cyprus para reforçar as relações bilaterais entre Chipre e Paraná e facilitar o aporte de recursos estrangeiros direto no Estado, através do fornecimento de informações práticas de investimentos e mercados.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA – Um dos países integrantes da União Europeia, o Chipre fica geograficamente no Oriente Médio, próximo à Turquia e Síria, e sua população é de pouco mais de 900 mil habitantes. Por sua localização estratégica, o estreitamento das relações comerciais pode facilitar as exportações paranaenses tanto para a Europa, como para a Ásia.
Segundo Rocco, a parceria está sendo construída há algum tempo para facilitar a troca de informações de mercado entre as agências. “Nossa ideia, com isso, é fazer com que o Chipre se torne uma nova opção de exportações dentro da União Europeia, sendo um hub estratégico para a presença paranaense no bloco econômico”, explicou. “Também teremos acesso a mecanismos de inteligência de mercado, para trabalhar melhor nessa área e oferecer novas oportunidades às empresas paranaenses”.
Estão programadas reuniões com o grupo Indevco, multinacional do Oriente Médio que atua em especial no mercado de embalagens e é a organizadora do evento, e com a empresa Rockland, que atua em diversos segmentos, como comércio internacional, energia, petróleo e gás.
“A região do Oriente Médio, como um todo, tem mostrado um crescente interesse em bioenergia, incluindo biocombustíveis, biogás, biodiesel e bioeletricidade. Como o Paraná se destaca no setor de energias renováveis, o contato com as empresas oferece novas oportunidades de negócio”, salientou Eduardo Bekin.
CONFERÊNCIA – Promovida pelo grupo Indevco, a conferência acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, em Limassol, e vai abordar temas como eficiência e redução do impacto ambiental na cadeia de suplementos. O evento contará com palestras e painéis de discussão que vão tratar, por exemplo, de tendências globais de mercado, logística, energias renováveis, óleo e gás.
O grupo Indevco já conta com fornecedores brasileiros de celulose, matéria-prima para a produção de embalagens, mas quer ampliar a compra de alimentos, bebidas e commodities, especialmente do Paraná. “Assinamos neste ano um memorando de entendimento com o grupo, que tem intenção de concretizar até US$ 100 milhões por ano de compras no nosso Estado”, explicou Rocco.
“Por isso, a nossa participação na conferência vai ampliar as oportunidades do Paraná na cadeia de suplementos, tendo acesso a fornecedores do grupo Indevco de todos os lados do mundo”, destacou o diretor da Invest. “Estamos representando uma parcela de oportunidades para entrar na rede de fornecedores desse grupo”.